Dia Mundial da Alimentação terá café colonial na ACISA

  • Empresários e produtores debatem ações para maior integração setor primário/público consumidor. União de turismo e produção agroindustrial também é tr

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 15/09/2017 às 08:39   |   Imprimir

O Governo Municipal deu mais um passo importante no programa de fortalecimento das agroindústrias e da produção familiar de Santo Ângelo com a proposta de ações voltadas ao setor. A proposta foi apresentada na manhã desta quinta-feira, 14, pelas secretarias municipais da Agricultura, da Indústria e Comércio e da Saúde, em reunião realizada na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), com a participação da direção da ACISA, Sindilojas, Associação de Produtores Hortifrutigranjeiros e Produtos Coloniais (APROCOHSA) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. 
Durante o encontro foi agendado um café colonial para o dia 16 de outubro, na sede da ACISA, reunindo empresários, produtores e autoridades civis e militares para comemorar o Dia Mundial da Alimentação. Para o coordenador da Secretaria Municipal da Agricultura Diomar Formenton, o evento será uma ocasião para a divulgação da produção agroindustrial e do potencial hortifrutigranjeiro de Santo Ângelo no meio empresarial. “A proposta é integrar produtor e consumidor, setores que estarão representados neste evento pela agricultura familiar e pelos empresários”, argumentou Formenton.
Na reunião ainda foram discutidas ações para agregar a força agroindustrial do município ao turismo, com a oferta de café colonial em produtos turísticos já disponíveis ou com a criação de uma nova proposta. Esta proposição tem sido defendida com veemência pelo prefeito Jacques Barbosa, que sugere a adaptação do Pavilhão de Hortifrutigranjeiros da Avenida Venâncio Aires, para a comercialização de café colonial aos turistas e visitantes, demonstrando além do potencial produtivo do município, a qualidade dos alimentos disponibilizados ao público consumidor. 
Ações para o incremento da alimentação escolar e a mudança de hábito para o aumento do consumo de produtos coloniais também foram postos em debate. 
Os secretários Gilmar Borges, da Agricultura, e João Baptista Santos Silva, da Indústria e Comércio, representaram o Governo Municipal no encontro.