Programa Família Acolhedora ganha novo espaço

  • Santo Ângelo tem 20 famílias acolhedoras e 29 crianças em situação de acolhimento. É o segundo maior do país

    Assunto: Assistência Social  |   Publicado em: 10/04/2017 às 15:26   |   Imprimir

Tido como o segundo maior do Brasil e referência no Estado do Rio Grande do Sul, o Programa Família Acolhedora de Santo Ângelo ganhou amplo e moderno espaço físico junto às instalações da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, organismo gestor da ação no município.

A inauguração do novo espaço foi na manhã desta segunda-feira, 10, e contou com a presença de autoridades políticas, do judiciário e da área da infância e juventude, e com a apresentação dos profissionais que exercerão suas atividades no Programa.

Conforme a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Possebom, o espaço físico foi ampliado e adequado, oferecendo condições para um atendimento qualificado, tanto às famílias que acolhem quanto às crianças e adolescentes que são acolhidos.

O juiz de Direito do Juizado Especial da Criança e do Adolescente, Luis Carlos Rosa, destacou o novo espaço: “Este é um espaço mais humanizado. Sempre ressaltamos que famílias que acolhem precisam ser acolhidas”, assinalou. Segundo o magistrado, o Programa Família Acolhedora de Santo Ângelo é o segundo em acolhimento no Brasil e o pioneiro no Estado do Rio Grande do Sul, com vinte lares acolhedores e 29 crianças da acolhidas.

Na solenidade, Luis Carlos Rosa apresentou algumas das famílias que estão recebendo em suas casas crianças e adolescentes, afastados do lar temporariamente. Uma das senhoras, de iniciais R.M., se disse feliz por participar do programa: “Eu sou feliz por parte da vida destas crianças. Enquanto tiver saúde, vou acolhê-las”, disse a voluntária.

PRESENÇAS

A nova sala foi inaugurada na presença do prefeito Jacques Barbosa, do deputado Eduardo Loureiro, do promotor de Justiça da Infância e Juventude, Renato Moura Tirapelle, dos secretários municipais, Everaldo de Oliveira, Vando Ribeiro de Souza, João Baptista Santos Silva, Luis Alberto Voese, Jorge Meirelles Corrêa, da primeira-dama Juliana Barbosa, de Simone Lunkes, coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres e do vereador Felippe Terra Grass.

FAMÍLIA ACOLHEDORA

O programa cadastra e prepara famílias para acolherem provisoriamente crianças e adolescentes que tenham seus direitos violados, como forma de proteção, quando se faz necessário o afastamento temporário dos mesmos do convívio familiar de origem. Jacqueline Possebom explica que a família acolhedora assume papel de parceiro no atendimento à criança e/ou adolescente e na preparação para o seu retorno às suas origens ou encaminhamento para adoção. A família acolhedora receberá acompanhamento e orientação da equipe técnica, bem como subsídio financeiro.

CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO

Podem se cadastrar e integrar o programa, pessoas maiores de 21 anos, sem restrição quando a sexo e estado civil; com idoneidade moral; de núcleo familiar onde nenhum membro faça uso de substâncias psicoativas ilícitas; que não tenha interesse em adoção; resida em Santo Ângelo; com disponibilidade de tempo e interesse em oferecer proteção e amor às crianças e adolescentes; e com parecer psicossocial favorável.

Os interessados em receber crianças e adolescentes dentro do Programa Família Acolhedora, podem efetuar o cadastramento na Secretaria Municipal de Assistência Social. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 55-3312-2392.

Fotos: Fernando Gomes