Famílias passam por capacitação para acolher crianças e adolescentes

  • O município de Santo Ângelo é referência no programa sendo o segundo maior no Brasil

    Assunto: Assistência Social  |   Publicado em: 07/07/2017 às 14:13   |   Imprimir

Na última quinta-feira, 6, foi realizado na Sede do Programa Família Acolhedor capacitação para as famílias que estão acolhendo. Na ocasião, a coordenadora do programa Valdeci Braga deu as boas vindas aos participantes, posteriormente à psicóloga Geovana Vieira Reis e a assistente social Marla Figueiredo abordaram o tema “Amor, Cuidados e Limites no Acolhimento Familiar”. A secretária de Ação Social Jacqueline Possebom explanou sobre “Doenças comuns na Infância” e repassou o calendário atualizado referente às vacinas das crianças e adolescentes.

Por tratar-se de um Programa extremamente importante, são realizadas algumas ações para tornar esse acolhimento o mais humanizado e benéfico possível. O apoio e a assistência advêm da equipe técnica que dá suporte e ajudam as famílias acolhedoras a equilibrar os sentimentos que estão envolvidos na relação com essas crianças e adolescentes.

E, por isso, é imprescindível que as Famílias Acolhedoras recebam todas as informações necessárias para terem condições de acolher da melhor maneira a criança ou adolescente em suas vidas. Sendo assim, a capacitação tem o propósito de expor pontos essenciais para que essa relação seja muito saudável e que o relacionamento entre os envolvidos seja cada vez melhor.

PROGRAMA FAMÍLIA ACOLHEDORA

O Programa no município de Santo Ângelo é considerado como o segundo maior do Brasil e referência no Estado do Rio Grande do Sul. Atualmente 22 famílias acolhem 33 crianças/adolescentes.

Este programa cadastra e prepara famílias para acolherem provisoriamente crianças e adolescentes que tenham seus direitos violados, como forma de proteção, quando se faz necessário o afastamento temporário dos mesmos do convívio familiar de origem. Jacqueline Possebom explica que a família acolhedora assume papel de parceiro no atendimento à criança e/ou adolescente e na preparação para o seu retorno às suas origens ou encaminhamento para adoção. A família acolhedora receberá acompanhamento e orientação da equipe técnica, bem como subsídio financeiro.

CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO

Podem se cadastrar e integrar o programa, pessoas maiores de 21 anos, sem restrição quanto ao sexo e estado civil; com idoneidade moral; de núcleo familiar onde nenhum membro faça uso de substâncias psicoativas ilícitas; que não tenha interesse em adoção; com disponibilidade de tempo e interesse em oferecer proteção e amor às crianças e adolescentes; e com parecer psicossocial favorável.

Os interessados em receber crianças e adolescentes através do Programa Família Acolhedora, podem efetuar o cadastramento na sede do programa que fica junto às instalações da Secretaria Municipal de Assistência Social. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 55-3312-2392.

Fotos: Fernando Gomes