Mais de cinco mil pessoas passaram pela Feira do Livro

  • Governo Municipal reafirma o projeto de trabalhar para levar o evento mais perto da população, às praças da cidade

    Assunto: Cultura  |   Publicado em: 14/11/2017 às 15:07   |   Imprimir

A Secretaria Municipal de Cultura comemora o sucesso desta sétima edição da Feira do Livro de Santo Ângelo que reuniu excelente público durante os quatro dias de evento. A estimativa é de cinco mil pessoas passaram pelo Centro Municipal de Cultura, com destaque para as presenças constantes de alunos com a visitação das escolas da rede de ensino de Santo Ângelo. "O evento incentivou a participação de produtores de conteúdo e auxiliou na descoberta de conhecimento. Mais de 50 escolas de Santo Ângelo passaram pela Feira. Nosso objetivo, que era envolver a comunidade, foi alcançado”, comemora a secretária da Cultura Neusa Cavalheiro.
A cerimônia de encerramento foi na tarde de sábado, 11, com a presença do secretário de Estado Adjunto da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, André Kryszczun; do secretário municipal de Educação, Valdemir Roepke; do Patrono da Feira do Livro, Artur Hamerski; do vereador Valdonei da Luz e da presidente da Academia Santo-Angelense de Letras, Edna Lauter, que também encerrou a Jornada Literária promovida pela confraria de escritores. 
Na solenidade Neusa Cavalheiro lembrou que a Feira do Livro é evento tradicional do calendário cultural do município e, além de movimentar a economia, estimula a prática literária. Lembrando que, neste ano, a feira o ocorreu integrado ao Festival Internacional de Teatro (FIT) Cidade dos Anjos e com a Jornada Literária. 
Para o secretário municipal de Educação, Valdemir Roepke, a Feira do Livro, além de valorizar escritores e artistas de Santo Ângelo, incentivou o hábito da leitura distribuindo, com recursos próprios, mais cerca de três mil vale-livros aos alunos da rede pública municipal de ensino, representando um investimento de mais de R$ 30 mil.
A VII Feira do Livro de Santo Ângelo foi uma realização do Governo Municipal, através das secretarias da Cultura e da Educação, com apoio da Academia Santo-Angelense de Letras, Conselho Municipal de Políticas Culturais, URI Santo Ângelo, Instituto Federal Farroupilha (IFFar) Campus Santo Ângelo, Uníntese e 14ª Coordenadoria Regional de Educação.
FEIRA AO AR LIVRE
O prefeito Jacques Barbosa reafirmou durante o evento, que o Governo de Inovação continuará priorizando o acesso à cultura em suas diferentes formas e expressões para a população, por isso confirmou o propósito de garantir a realização da Feira do Livro de forma ininterrupta – lembrando que em 2015, ainda na gestão anterior, o evento cultural não foi realizado - e de levar o evento ao ar livre, às praças da cidade, mais próxima da população e dos apreciadores da leitura. “Estamos trabalhando para reposicionar Santo Ângelo em lugar de destaque no campo social, em qualidade de vida, com um sistema de saúde eficiente e que promova hábitos e costumes mais saudáveis, e isso obrigatoriamente passa por uma população integrada à educação e à cultura”, concluiu Jacques.

Foto: Eduardo dos Santos Ribas/Cultura