Governo Municipal trabalha na adequação de produtores

  • Reunião com feirantes da Praça Castelo Branco vai tratar da normatização. Prefeito defende plano de ação para alavancar agroindústrias

    Assunto: Economia   |   Publicado em: 27/06/2017 às 15:05   |   Imprimir

Depois de articular a adequação às normas sanitárias dos produtores que expõem no Pavilhão de Hortifrutigranjeiros da Avenida Venâncio Aires, o Governo Municipal soma forças para regulamentar a feira de produtos coloniais da Praça Castelo Branco. Reunião neste sentido foi convocada pelo prefeito Jacques Barbosa na manhã desta terça-feira, 27, com as secretárias de Indústria e Comércio, Agricultura, Saúde e Meio Ambiente, para tratar de assuntos relativos a formalização dos produtores.
O Executivo agendou para a próxima terça-feira, dia 4, às 14 horas, no auditório da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, uma reunião com os expositores da Praça Castelo Branco para buscar alternativas visando a adequação dos produtores à legislação. “Nós reconhecemos como importante a atividade e queremos auxiliar. A adequação às normas vigentes é possível e vamos trabalhar junto aos produtores”, afirmou Jacques. 
AGROINDÚSTRIAS
O prefeito voltou a determinar planos e ações para alavancar a produção agroindustrial de Santo Ângelo e solicitou estudos de viabilidade para que as agroindústrias familiares possam trabalhar a pleno, gerando emprego e renda. Conforme relato das secretarias municipais, a Aprofruta, localizada no Distrito de Buriti, já tem energia elétrica disponível para o seu funcionamento e a produção deve ser debatida com seus associados. Na Ilha Grande, o sistema de energia elétrica compatível com as necessidades da agroindústria não está ativo. O prefeito pediu solução para o problema. “Santo Ângelo tem um grande potencial e temos interesse no funcionamento das agroindústrias. Porém precisamos de números consistentes para ativá-las para que possam efetivamente gerar emprego e renda”, afirmou o prefeito. 
Jacques sugeriu ainda a estruturação de um grupo de trabalho para avaliar o potencial das agroindústrias locais. Participaram da reunião o vice-prefeito Bruno Hesse, os secretários da Agricultura Gilmar Borges, do Meio Ambiente Francisco da Silva Medeiros; o diretor da Secretaria do Meio Ambiente Antônio Cardoso; o representante da Indústria e Comércio Lourenço Schaedler; Emília Stehmann, médica veterinária do Município; e Carina Jacobs, fiscal da Vigilância Sanitária.

Foto: Fernando Gomes