IPTU pode ser pago com 20% de desconto até 10 de março

  • Valor do tributo é o mesmo de 2013, em virtude do congelamento promovido pela atual administração

    Assunto: Fazenda  |   Publicado em: 19/02/2016 às 14:40   |   Imprimir

Foram distribuídos nesta semana os boletos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Santo Ângelo. Esses boletos entregues pelos Correios nas residências dos contribuintes são referentes ao pagamento em parcela única ou à primeira parcela do tributo.

Na Capital das Missões, o IPTU pode ser pago em até dez parcelas (primeira em 10 de março e última em 10 de dezembro). Se optar pelo pagamento em parcela única, o cidadão receberá 20% de desconto, caso não possua débito com a prefeitura. Já o contribuinte que está inscrito em dívida ativa receberá apenas 10% de desconto em um pagamento.

Se não possui débitos com o município, o cidadão que optar pelo pagamento em dez parcelas receberá desconto de 7%. A primeira deve ser paga até 10 de março e o boleto foi entregue nas residências junto com o boleto para pagamento em parcela única.

Caso tenha optado pelo parcelamento a cada três meses a Secretaria da Fazenda enviará às residências dos contribuintes os boletos referentes às parcelas dos meses seguintes.

Além disso, a guia de pagamento do IPTU pode ser emitida via internet. O contribuinte deve acessar o site da Prefeitura de Santo Ângelo – www.santoangelo.rs.gov.br –, clicar no ícone “Portal do Contribuinte” – “Consultas” – “Emissão do IPTU”. Para ter acesso ao valor do IPTU, através da internet, o contribuinte precisa ter em mãos o número da matrícula e unidade do imóvel, que pode ser verificado no carnê de 2015 (conforme foto).

Assim como em 2015, o IPTU pode ser pago ago em qualquer banco ou em qualquer correspondente das instituições financeiras.

 

CONGELAMENTO

De acordo com o secretário da Fazenda de Santo Ângelo, Eliseu Morin, os contribuintes estão pagando 12,72% a menos do IPTU em 2016. Isso em virtude do congelamento do tributo nos exercícios de 2014 e 2015 que foi uma iniciativa da atual administração realizada ainda em 2013.

No entanto, o secretário da Fazenda de Santo Ângelo, ressalta que o congelamento do IPTU não incide sobre as taxas de prestação de serviços. Em 2016, a taxa de recolhimento de lixo e esgoto não está congelado, tem acréscimo de 10,47% e o valor é de R$ 103,44. O aumento é baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

 

Priscila Nhoatto/AI Prefeitura de Santo Ângelo