Outubro Rosa alerta para prevenção ao câncer de mama

  • Movimento trabalha para a conscientização das mulheres. Secretário da Saúde lembra que o diagnóstico precoce oferece 95% de chances de cura

    Assunto: Gabinete da Primeira-dama  |   Publicado em: 09/10/2017 às 13:05   |   Imprimir

Em cerimônia realizada no anfiteatro do Brique da Praça Leônidas Ribas no domingo pela manhã, o Governo Municipal, entidades, instituições e a iniciativa privada apoiadora, lançaram oficialmente o Movimento Outubro Rosa 2017, com o apelo de conscientização às mulheres para a prevenção ao câncer de mama. 
O movimento teve início na década de 90, com o objetivo de estimular a participação da população no controle do câncer de mama. O Outubro Rosa é celebrado anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. 
Neste ano de 2017, o Governo Municipal chamou para a participação a iniciativa privada, que abraçou a causa e trabalha em sintonia na divulgação da proposta de enfatizar a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas; de informar que para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos; de mostrar a diferença entre mamografia de rastreamento e diagnóstica; de esclarecer os benefícios e malefícios da mamografia de rastreamento; e de informar que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias.
Nas manifestações as autoridades destacaram a importância dos exames de mamografia de forma rotineira, não apenas no mês de outubro. “O câncer de mama é o que mais mata e mutila mulheres. Porém o diagnóstico precoce tem 95% de chances de cura”, afirmou o médico Luis Carlos Cavalheiro, secretário municipal da Saúde, lembrando que o sistema de saúde inicia nas unidades básicas, oferecendo acompanhando em todos os estágios da doença. 
O prefeito Jacques Barbosa destacou a importância do trabalho realizado pela Liga Feminina de Combate ao Câncer de Santo Ângelo às mulheres atingidas pela doença, com apoio no tratamento, amparo psicológico e motivação. Jacques evidenciou ainda a união e a parceria das entidades e instituições com o Governo Municipal para oferecer orientações e conscientização para os exames preventivos. 
A presidente da Liga, Marlise Barbosa, também fez a sua manifestação, informando sobre a prevenção e discorrendo os trabalhos realizados pela instituição no auxílio às mulheres.

PROGRAMAÇÃO
Durante a abertura oficial, foi divulgada a programação do mês dedicado à prevenção ao câncer de mama:
Dia 19 - Palestra voltada às mulheres do interior do Município “Empoderamento Feminino” com Aline Basso – no Pavilhão da Fenamilho - das 14 às 17horas
Dia 20 de outubro - Jantar das Mimosas – no Clube Gaúcho, às 20 horas
Dia 30 de outubro - Fórum de Conscientização e Prevenção do Câncer de Mama – às 14 horas, no auditório do Centro Municipal de Cultura, com mediação de Andréia Bernardi – Enfermeira Secretaria Municipal de Saúde; e palestra de Cléia Castro – Médica Ginecologista; Kelly Meller Sangoi – Enfermeira Especialista em Oncologia; e Cristiane Lippert Tumelero – Psiconcologista.

PARTICIPAÇÃO 
O Outubro Rosa 2017 é realizado pelo Governo Municipal, através do Gabinete da Primeira-Dama, Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, e Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres; Liga Feminina de Combate ao Câncer; em conjunto com a Clínica de Oncologia e Hematologia das Missões, 14ª Coordenadoria Regional de Educação; com o apoio da URI Campus Santo Ângelo, CNEC/IESA, Instituto Federal Farroupilha, Hospital Santo Ângelo, Imagem-MED, Idisa, Vereador Dionísio Faganello, Weinert Supermercados e Idealize Design.

Fotos: Fernando Gomes





Últimas Notícias sobre Gabinete da Primeira-dama