Coohamis solicita auxílio do Executivo para regularização de área

  • Luta de mais de 13 anos pode estar chegando ao fim. Executivo intermediará audiência com Corsan e RGE para liberação definitiva

    Assunto: Habitação  |   Publicado em: 16/08/2017 às 14:45   |   Imprimir

Com propostas resolutivas para questão voltada à regularização fundiária, o prefeito Jacques Barbosa e o secretário Everaldo de Oliveira têm mantidos freqüentes reuniões com famílias e cooperativas habitacionais que buscam a legalização de suas áreas.
Na terça-feira pela manhã, 15, o prefeito e o secretário da Habitação receberam a direção da Cooperativa Habitacional dos Trabalhadores das Missões (Coohamis) para tratar de assuntos pendentes para a regularização definitiva da área de 27 lotes localizada na zona noroeste da cidade e a construção de novas moradias. A luta da cooperativa pela legalização da área se estende há mais de 13 anos. 
O objetivo da audiência, segundo a coordenadora da Cooperativa Solange Ferrari, foi de solicitar a articulação do Governo Municipal para a liberação de documentos necessários para a formalização da área junto à Rio Grande Energia (RGE) e à Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). De acordo com a coordenadora, a área está liberada, com memorial descritivo e fracionamentos liberados, no entanto, Corsan e RGE aguardam o Termo de Viabilidade Técnica para a continuidade das obras de construção das habitações. 
Durante a audiência o prefeito Jacques Barbosa fez os contatos com dirigentes das concessionárias e agendou reunião para esta quinta-feira, 17, quando deverá acompanhar os dirigentes da Coohamis para tratar das questões, juntamente com o secretário de Habitação, Everaldo Oliveira. A comitiva estará reunida com o superintendente Regional Missões da Corsan, João Corin, e com o Executivo de Relacionamento da RGE, Rafael Lugoch. 
Também participaram da reunião, Alessandra Ferrari, o advogado da cooperativa Carlos Alberto Bortoluzzi Júnior, o tesoureiro Alberto Scherer, a engenharia da Secretaria Municipal da Habitação (SMH) Sandra Testa e o diretor da Secretaria do Meio Ambiente, Antônio Cardoso. Na ocasião, a direção da Coohamis agradeceu o apoio e o desprendimento dos técnicos da SMH na condução dos pleitos, em especial à engenheira Sandra Testa.
A comissão informou ao Executivo que executará as obras de pavimentação com pedras poliédricas na área com recursos próprios da cooperativa.

Fotos: Tarso Weber