500 anos da Reforma Luterana terá marco em Santo Ângelo

  • Projeto para instalação do Largo Martinho Lutero foi apresentado ao prefeito em exercício Bruno Hesse

    Assunto: Homenagem  |   Publicado em: 03/04/2017 às 10:28   |   Imprimir

A administração municipal foi bastante receptiva à iniciativa da comissão interluterana de Santo Ângelo – formada pelas igrejas de Confissão Luterana no Brasil (do relógio) e Evangélica Luterana do Brasil (IELB) -, que pretende instalar um marco em homenagem a Martinho Lutero (1483-1546) na cidade. O projeto foi apresentado pela comissão na quinta-feira, 30, ao prefeito em exercício Bruno Hesse, destacando que neste ano serão comemorados os 500 Anos da Reforma Luterana e que uma série de eventos acontecerá em todo o mundo. 
Segundo o pastor Emérito da Igreja de Evangélica Luterana no Brasil, Mário Arno Hesse, o projeto prevê a instalação de um largo na rótula localizada no encontro das avenidas Getúlio Vargas e Salgado Filho, no acesso ao Campus da URI Santo Ângelo, com a instalação de um busto para homenagear o monge alemão que, no dia 31 de outubro de 1517, aos 24 anos de idade, iniciou o Movimento que deu origem à Reforma Protestante fixando na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg as 95 teses sobre as indulgências. Para o pastor, este movimento funcionou com propulsor da reforma religiosa contribuindo para o subsequente surgimento do Protestantismo e para a reorganização da história da religião cristã.
A ideia é criar com a homenagem, um espaço turístico, histórico, religioso e cultural para Santo Ângelo. Em Wittenberg – cidade de 47 mil habitantes, localizada no Estado da Saxônia-Anhalt, no leste da Alemanha, cidade onde a Reforma de Martinho Lutero teve início, são recebidos mais de 400 mil turistas anualmente. No Brasil, hoje, em torno de 25% da população é evangélica luterana, com presença forte também em Santo Ângelo. 
O prefeito em exercício Bruno Hesse destacou que a administração municipal será parceira na execução do projeto. “A proposta das congregações é bem vinda para a cidade, é uma obra que valoriza aquela rótula e marca um movimento importante na história da humanidade”. 
O pastor Mário Hesse explicou que uma extensa programação está prevista para Santo Ângelo no mês de outubro para lembrar os 500 Anos da Reforma e que um grande número de visitantes é esperado. No dia 22 de outubro, no Ginásio Municipal Marcelo Mioso, uma solenidade religiosa da comunidade luterana tem a expectativa de reunir em torno de quatro mil fieis. Já no dia 31, a proposta da comissão interluterana é inaugurar o Largo Martinho Lutero. 
Participaram da audiência com o Executivo, os pastores Paulo Cuck - Evangélica Luterana do Brasil (IELB), Cláudia Pacheco e Edu – Igreja de Confissão Luterana no Brasil (do relógio) -, Márcio Zimpel, presidente da Comunidade Luterana IELB e Airton, presidente da Comunidade Luterana do relógio, membros das duas comunidades religiosas e o engenheiro responsável pelo projeto do Largo Martinho Lutero, Norberto Ilgner.

Fotos: Fernando Gomes