Município e Estado debatem programa pioneiro em saúde mental

  • A visita do psiquiatra foi provocada pelo prefeito Jacques por ocasião de audiências na Capital do Estado

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 22/09/2017 às 16:17   |   Imprimir

Santo Ângelo será sede de um programa piloto para a Região Noroeste do Estado na área da saúde mental. O anúncio foi feito na tarde de quinta-feira, 21, pelo médico psiquiatra Luiz Coronel, coordenador de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde, em audiência com o prefeito Jacques Barbosa e profissionais da área, no Centro Administrativo José Alcebíades de Oliveira. O projeto, que Luiz Coronel classificou de Programa de Emergência, será apresentado detalhadamente nas próximas semanas às autoridades da saúde pública do município. 
Inicialmente o programa deve tratar da ampliação do número de leitos disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), da capacitação de profissionais e da instrumentalização da área. Atualmente o SUS tem contratado apenas 20 leitos junto ao Hospital Santo Ângelo. 
A visita do psiquiatra a Santo Ângelo foi provocada pelo prefeito Jacques por ocasião de audiências na Capital do Estado, com a finalidade de promover avanços para o município com base nos programas do Governo do Estado para a saúde mental. Na recepção a Coronel, o chefe do Executivo fez uma ampla explanação sobre o processo de avaliação a que foram submetidos os centros de atenção psicossocial do município em critérios como acolhimento, tratamento e recuperação e que abrangeu os serviços prestados pelo Hospital Santo Ângelo em saúde mental. “Vamos implantar um projeto modelo, piloto na região, que aprimore o sistema e que atenda a demanda do setor”, afirmou Coronel. 
Também foi discutido no encontro a retomada e fortalecimento do Comitê Municipal de Saúde Mental que tratará da efetiva instalação e ampliação das políticas públicas para a área. 
A audiência teve a participação do vice-prefeito Bruno Hesse, do secretário municipal adjunto da Saúde Mário Vieira Neto, da servidora da Secretaria Municipal de Saúde Lori Makwitz, da coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Cristiane Rampon, de Ana Luísa München, coordenadora de Saúde Mental da 12ª Coordenadoria Regional da Saúde, de José Ricardo Ferreira, presidente da Comunidade Terapêutica SOS Vida, Nara Damião representando o Conselho Municipal de Saúde e de Tupan Brittes, servidor do Hospital Psiquiátrico São Pedro, de Porto Alegre.

Foto: Fernando Gomes