Governo reúne Conselho Municipal de Saúde e confirma abertura da UPA

  • Executivo esclareceu dúvidas, explanou sobre funcionamento e os convênios a serem firmados. Prefeito reafirma compromisso de abrir a unidade neste ano

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 06/10/2017 às 13:44   |   Imprimir

O prefeito Jacques Barbosa e o secretário municipal da Saúde Luís Carlos Cavalheiro estiveram reunidos nesta semana com representantes do Conselho Municipal de Saúde para explanações gerais sobre as medidas adotadas pelo Governo para a abertura definitiva da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas do Bairro Pippi. Na audiência as autoridades esclareceram todas as dúvidas dos conselheiros sobre o modelo de funcionamento, o convênio com o Hospital Santo Ângelo e os profissionais da saúde que atuarão na unidade. 
Jacques reafirmou aos conselheiros que a UPA estará aberta ainda neste ano. O prefeito esclareceu que já estão autorizados os próximos passos para concretizar o seu funcionamento, entrando nesta semana na fase burocrática, com a preparação dos editais pertinentes à contratação de instituição para a aplicação das provas que selecionarão o quadro temporário de pessoal e da empresa que prestará o atendimento médico 24 horas na unidade. 
O Governo Municipal investiu em torno de R$ 100 mil do orçamento anual da Saúde na recuperação do prédio e na revisão dos equipamentos médicos hospitalares lotados na UPA e estima um custo mensal de R$ 1 milhão para manter a unidade em funcionamento, repartidos entre recursos da União, do Estado e do Município. 
O secretário da Administração Hélio Costa estima que os trâmites burocráticos entre os editais e o resultado do processo seletivo devem estar concluídos dentro de 60 dias. 
O secretário da Saúde Luis Carlos Cavalheiro destacou que o Município já tem a autorização do Ministério da Saúde para colocar a Unidade de Pronto Atendimento em atividade, porte 2, com capacidade para 150 atendimentos/dia. "Estamos trabalhando dentro das nossas projeções e nosso compromisso de abrir a UPA será honrado. O prefeito já determinou isso e os obstáculos estão sendo superados dentro do cronograma previsto", afirmou. Segundo o secretário, também já está encaminhado junto ao Corpo de Bombeiros o Plano de Prevenção e Combate a Incêndio (PPCI) trâmite que faz parte do processo para a abertura da UPA ao atendimento da população.
Participaram da reunião com o Executivo, a coordenadora da Secretaria Municipal de Saúde Andréia Bernardi, o presidente do Conselho Municipal de Saúde Jerônimo Rieschel, gerente Administrativa da APAE Janira do Couto Mânica, o presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Santo Ângelo Idair Machado, e o assessor Administrativo do Hospital de Caridade de Santo Ângelo Firmino Zucolotto.

Fotos: Fernando Gomes