Secretaria dos Transportes recupera mais de 800 quilômetros de estradas

  • Governo Municipal investiu na reconstrução de pontes, instalação de bueiros e trabalha para oferecer condições às famílias rurais

    Assunto: Investimentos  |   Publicado em: 19/09/2017 às 17:23   |   Imprimir

Comprometido com o homem do interior em reconhecimento a sua importância para o desenvolvimento de Santo Ângelo, o Governo Municipal tem direcionado as ações da Secretaria dos Transportes para oferecer estradas em condições de trafegabilidade e atender a demanda exigida com o escoamento diário da produção leiteira e com o transporte escolar, além do deslocamento rotineiro das famílias rurais.
Ao fechar os primeiros oito meses à frente da Secretaria Municipal dos Transportes, o secretário João Terra comemora a recuperação, encascalhamento e patrolamento de mais de 800 quilômetros de estradas gerais e vicinais da malha do interior, a reconstrução de nove pontes e a instalação de diversos bueiros nas vias rurais, evitando o alagamento de seus leitos e garantindo maior durabilidade do serviço executado. “Estamos praticamente reconstruindo toda a malha viária depois de um longo período pelas quais passaram sem manutenção. Não será possível, em menos de um ano, recuperar o abandono a que foram submetidas. Mas continuamos trabalhando. Sentar e lamentar não é papel do agente público. Buscar solução, sim”, afirmou o secretário. 
Entre as soluções buscadas e efetivadas pelo Governo Municipal, explanou Terra, foram à redução drástica nos gastos com a manutenção do maquinário e equipamento pesado da Secretaria Municipal dos Transportes, que apontou logo no primeiro semestre uma economia de 33,90% num comparativo com todo o ano de 2016, mesmo imprimindo um ritmo forte nos trabalhos de recuperação das estradas rurais. O secretário também lembrou que no mês de maio foram registradas precipitações pluviométricas superiores a 700 milímetros em Santo Ângelo e que provocaram severos prejuízos às estradas. “Todo o cronograma de trabalho da secretaria foi revisto. Estradas que haviam sido recuperadas nos primeiros meses de governo sofreram danos de grande monta e precisaram de intervenções urgentes”, argumentou.
Na semana passada a Secretaria dos Transportes concluiu a reconstrução na estrada geral e em trecho secundário do Distrito de Restinga Seca, um total de quatro quilômetros trabalhados. No mesmo período também sofreram intervenções as localidades de Distrito União, Colônia Municipal, São José (Buriti) com a conclusão de trechos solicitados pelas comunidades. 
Na segunda-feira, informou o secretário João Terra, foram iniciadas as obras de recuperação na estrada da sede do Distrito de Barra do São João, trecho de um quilômetro e meio fustigado pelas últimas chuvas. “O trabalho de recuperação é uma pronta resposta da Secretaria Municipal dos Transportes para devolver à normalidade ao trânsito da localidade”, concluiu.

Foto: SMT/Divulgação