Som e Luz totalmente modernizado é reinaugurado

  • Solenidade aconteceu na última sexta-feira, 30 de abril

    Assunto: Turismo  |   Publicado em: 02/05/2016 às 14:45   |   Imprimir

Diversas autoridades e lideranças prestigiaram na última sexta-feira, 29 de abril, a solenidade de reinauguração do novo espetáculo de Som e Luz de São Miguel das Missões. Depois de 38 anos com o mesmo formato, o Som e Luz foi exibido pela primeira vez, totalmente, modernizado.

Além do governador do RS, José Ivo Sartori e da senadora Ana Amélia Lemos, a solenidade que teve como anfitriões o prefeito de São Miguel das Missões, Hilário Casarin e o presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM), prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres, contou com a presença dos secretários estaduais de Turismo, Esporte e Lazer, Juvir Costella; de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo e de Obras, Saneamento e Habitação, Gerson Burmann; dos deputados federais, Luiz Carlos Heinze e Darcísio Perondi; dos deputados estaduais Eduardo Loureiro, Juliano Roso, Miguel Bianchini e Volnei da Silva Alves; do superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), Eduardo Hahn e do presidente do Instituto Iguassu Missiones, Marconi Flach.

Em pronunciamento, o governador José Ivo Sartori afirmou que a nova fase do Som e Luz, além de aproximar visitantes e comunidade da experiência missioneira, poderá, com mais força, contribuir para o desenvolvimento da região, muito particularmente o turismo e a economia cultural. “Este espetáculo é um complemento cultural indispensável para uma compreensão da experiência missioneira que está guardada nestas aparentes ruínas, patrimônio e memória viva da nossa história”, completou.

O prefeito de São Miguel das Missões, Hilário Casarin disse que o evento tinha a marca da superação. No início da semana, o município havia sido atingido por um tornado, que afetou inclusive o Sítio Arqueológico Miguel Arcanjo. Casarin destacou a grande mobilização dos prefeitos das Missões para a recuperação do município e para a realização do espetáculo que de acordo com o prefeito contribuirá, significativamente, para o desenvolvimento do turismo.

Representando os 26 municípios da área de abrangência da AMM, o prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres, destacou que desde a inauguração do Som e Luz, em 1978, o espetáculo, vem contribuindo para o desenvolvimento de São Miguel com apelo turístico, atraindo centenas de milhares de visitantes para o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo. “Quando ser reinaugura o Som e Luz pode-se ter a certeza de que foi espetáculo que chamou a atenção para a importância histórica das Ruínas Jesuíticas que conseguiu, inclusive, ser declarado, pela Unesco, Patrimônio Histórico da Humanidade, único da Região Sul do país”, acrescentou o presidente da AMM e da Funmissões.

 

O NOVO ESPETÁCULO

O projeto de requalificação do Som e Luz foi articulado pelo Instituto Iguassu Missiones. A obra custou cerca de R$ 2,1 milhões, e os recursos foram liberados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). As tratativas para a reforma começaram em 2013 e a AMM auxiliou na captação dos recursos para a obra.

A revitalização do Som e Luz coloca o espetáculo em uma nova era. As novas caixas de som – são oito frontais e mais quatro atrás da platéia –, com capacidade de 36 mil watts de potência, ampliam o efeito sonoro.

Na remodelação foram mantidas as mesmas vozes que dão vida aos personagens históricos. No entanto, as vozes passaram por um processo de remasterização.

Além das melhorias sonoras, o Som e Luz conta com novos projetores que possuem tecnologia de ponta e intensificam as cores. A nova estrutura conta com 110 equipamentos com luz de LED.

O Som e Luz recebeu também um gerador, o que evitará a interrupção do show caso ocorra problemas com a energia elétrica.

O espetáculo totalmente modernizado terá ainda mais duas versões de áudio Espanhol e Inglês –, exibidos em horários diferentes do Português.

O Som e Luz é exibido, diariamente, às 20 horas.

 

Priscila Nhoatto/AI Prefeitura de Santo Ângelo