Santo Ângelo é ponto de chegada de roteiro turístico internacional

  • Doze peregrinos percorrerão 410 quilômetros entre Argentina e Brasil, durante 18 dias. Chegada será dia 29 de outubro, no Largo da Catedral Angelopoli

    Assunto: Turismo  |   Publicado em: 06/10/2017 às 16:05   |   Imprimir

O último dos Sete Povos das Missões está preparando uma programação diferenciada para o dia 29 deste mês, data prevista para a chegada dos doze peregrinos que percorrerão a primeira caminhada experimental internacional do roteiro Caminho das Missões Jesuítico-Guarani, completando um percurso de 410 quilômetros, durante 18 dias, entre Argentina e Brasil. O roteiro está sendo idealizado pela Operadora de Turismo Caminho das Missões e tem início no próximo dia 12, com início na cidade de Corpus, cidade argentina localizada na fronteira com o Paraguai.
Para tratar da organização de um evento diferenciado e marcar a chegada dos caminhantes no próximo dia 29, o prefeito em exercício Bruno Hesse, o secretário de Turismo, Esporte, Lazer e Juventude Vando Ribeiro de Souza e a secretário de Cultura Neusa Cavalheiro, receberam no Gabinete do Executivo a operadora de Turismo Marta Benatti, o secretário-executivo da FUNMISSÕES Marcos Mattos e a promotora cultural Odila Motta. A reunião deu início às tratativas para a recepção dos peregrinos, com a mobilização de todos os setores da comunidade santo-angelense e regional na programação que será oficializada nos próximos dias. Estão previstos a realização de shows e celebração de missa do encontro com o Anjo da Guarda. 
Para o prefeito em exercício Bruno Hesse, Santo Ângelo e as Missões vivem um momento ímpar para o setor do turismo, ganhando destaque no cenário brasileiro e mundial graças aos últimos acontecimentos com a difusão da Rota Jesuítica – Circuito Internacional das Missões, com a participação do Papa Francisco e angariando espaços nobres na grande mídia nacional. “Os olhos do Brasil e do mundo estão voltados para este roteiro. Somos a Compostela do Brasil e precisamos preparar um grande evento para o fim desta caminhada, pois o mundo voltará seus olhos para Santo Ângelo”, afirmou Hesse. 
A Rota Jesuítica envolve Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia, e tem como finalidade a integração dos povos que congregam as Missões Jesuíticas, para a formação de um circuito internacional consolidado como única Nação Missioneira, resgatando a história e refazendo os caminhos percorridos por índios e jesuítas. 
Marta Benatti diz que o início da caminhada internacional Caminho das Missões Jesuítico-Guarani também marca o começo de uma nova página na história missioneira. “Esta caminhada é uma integração dos povos missioneiros da Argentina e do Brasil, valorizando a cultura, a história e a mística missioneira”, assinalou.

Foto: Tarso Weber