Dez agroindústrias de Santo Ângelo são certificadas pelo SIM

  • Política de incentivo do município habilitou empreendimentos rurais familiares a comercializarem produtos coloniais em feiras

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 01/12/2017 às 13:07   |   Imprimir

A ação efetiva da força-tarefa montada pelo Governo Municipal para adequar as agroindústrias familiares de Santo Ângelo às legislações sanitárias e ambientais já apresenta saldo positivo neste primeiro ano de gestão em prol de agricultores e da economia local. Em ato realizado no gabinete do prefeito Jacques Barbosa na manhã de quinta-feira, 30, dez empreendimentos familiares rurais receberam o Certificado do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) e alvará de funcionamento para atuação no mercado de hortifrutigranjeiros, derivado de carnes e farináceos. Foram entregues oito certificações para a comercialização de farináceos e outras duas para carne e seus derivados.
“A legislação é dura, mas é lei e tem de ser cumprida. Estamos trabalhando com muita vontade neste processo de formalização. A agroindústria é um segmento produtivo de grande importância para a economia de Santo Ângelo. O Governo Municipal está fazendo a sua parte oferecendo todas as condições para solucionar os problemas, sem empurrar com a barriga”, declarou o prefeito. 
Jacques lembrou que desde janeiro o município tem trabalhado para o crescimento do setor agroindustrial, oferecendo benefícios como a lotação de nutricionista e software para as informações nutricionais da produção familiar, concentrando uma equipe de técnicos da Agricultura, Saúde, Meio Ambiente e Obras para estruturar a propriedade e orientar quanto à documentação para a formalização, além de assumir as despesas continuadas do Pavilhão de Hortifrutigranjeiros da Avenida Venâncio Aires, desonerando os expositores. 
As ações do município para a regulamentação do comércio de produtos oriundos da agricultura familiar são reconhecidas pelos produtores e pelos próprios servidores públicos. “Nunca um governo ofereceu tanto incentivo para a legalização do comércio e exposição de hortigranjeiros, um problema que se arrasta por 17 anos, mesmo período em que atuo como servidora pública municipal”, disse Carina Jacobs, fiscal da Vigilância Sanitária. 
A presidente da APROCOHSA, Ana Paula de Moura, afirmou que o Governo Municipal tem sido parceiro dos produtores oferecendo condições para a geração de emprego e renda na propriedade rural. Ela também deu as boas vindas aos agricultores que receberam a licença para a comercialização da produção e já poderão somar-se aos demais expositores da Feira de Produtos Coloniais da Avenida Venâncio Aires. 
Também participaram do ato de certificação, o secretário municipal da Agricultura Gilmar Borges, o coordenador do Setor de Agroindústrias e Associações da Secretaria, Diomar Formenton, o coordenador da Vigilância Sanitária Adair Nascimento, a equipe técnica da Agricultura, Vigilância Sanitária e Meio Ambiente, produtores certificados e familiares.

Fotos: Fernando Gomes