Emater Santo Ângelo apresenta relatório de atividades ao Executivo

  • Presente em 28 localidades e atendendo 715 famílias rurais, escritório local prestou serviços em auxílio ao desenvolvimento do setor primário

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 22/01/2018 às 08:18   |   Imprimir

Com uma extensa agenda de serviços prestados às comunidades do interior, o Escritório local da Associação Riograndense de Empreendimentos e Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater/RS - e Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural – ASCAR -, entregou nesta semana ao prefeito em Exercício, Bruno Hesse, e ao secretário municipal do Meio Ambiente, Francisco da Silva Medeiros, o relatório das ações desenvolvidas ao longo de 2017 e o Plano de Trabalho para este ano. 
Entre as atividades destacadas pelo chefe do Escritório, o engenheiro agrônomo Álvaro Uggeri Rodrigues, e pela agrônoma Márcia Dezen, estão os projetos voltados à recuperação do solo, segurança e soberania alimentar e ao fortalecimento das agroindústrias familiares, projeto este do Governo Municipal para a geração de emprego e renda nas pequenas propriedades e que recebeu assessoria técnica da Emater. 
Em 2017, informou Rodrigues, a Emater integrou a força-tarefa montada em Santo Ângelo para a formalização das agroindústrias rurais familiares, prestando assessoramento técnico para a qualificação dos agricultores, na implantação e/ou expansão das instalações e na comercialização da produção, atendendo 36 propriedades. 
Na área de segurança alimentar e nutricional, o relatório aponta o envolvimento de 316 famílias que receberam dos técnicos novas informações sobre educação alimentar, orientações sobre produção ecológica para o consumo próprio e integraram o programa de intercâmbio de sementes. 
Na prática de conservação do solo, os técnicos ofereceram orientação para a correção da acidez, fertilidade e adubação, descompactação e o plantio de plantas recuperadoras, alcançando durante o ano passado, 178 famílias.
O chefe do Escritório local informou que a Emater de Santo Ângelo atende 715 famílias e 28 localidades do interior, norteado pelas suas diretrizes institucionais de defesa e garantia de direitos, inclusão social e produtiva, ações socioambientais, e melhorias nas condições de trabalho nas propriedades rurais familiares. “Os serviços de assistência técnica e extensão rural e social são executados pela Emater em parceria e colaboração com os governos municipal, estadual e federal”, destacou Rodrigues. 
PARCERIA
O prefeito em Exercício Bruno Hesse recebeu o Relatório Anual 2017 destacando a atuação da Emater no desenvolvimento do setor primário de Santo Ângelo e sua participação nos eventos promovidos no Município, dando ênfase à 18ª Fenamilho Internacional, da qual foi presidente e, reconduzido ao cargo para 19ª edição, manifestou a intenção de manter e fortalecer ainda mais a parceria.
Na entrega do Planejamento Operacional do Escritório local para 2018, o agrônomo Álvaro Uggeri Rodrigues frisou que não é um plano de trabalho fechado, mas um ponto de partida para o debate com o Governo Municipal. 
Também participaram da audiência com o Executivo, as estagiárias dos cursos técnicos ligadas à agricultura e pecuária, Thalia Birck e Eli Sinara Rieger.

Texto/fotos: Tarso Weber