SEMAGRI constrói 14 quilômetros de rede de água no Rincão dos Moscon

  • Os cinco primeiros meses deste ano devem fechar com 20 mil metros de encanamento instalados e/ou substituídos com benefício para 94 famílias rurais

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 10/05/2018 às 14:03   |   Imprimir

Designada para solucionar transtornos provocados pela precariedade no fornecimento de água em algumas comunidades do interior, a Secretaria Municipal da Agricultura (SEMAGRI) tem realizado várias obras para normalizar o abastecimento às propriedades rurais.
Nesta semana, o Departamento de Águas do Interior (DAI), vinculado à SEMAGRI, deu início à construção de 14 quilômetros de rede para levar água potável às torneiras de 32 famílias da localidade de Rincão dos Moscon, que sofriam com a precariedade no abastecimento há muitos anos. A questão foi apresentada ao prefeito Jacques Barbosa por uma comissão de moradores, quando o chefe do Executivo assumiu o compromisso de encontrar uma solução para o problema e garantir às famílias o acesso a água. 
Segundo o secretário da Agricultura, Gilmar Borges, a instalação da rede foi possível graças a uma articulação do Governo Municipal com os mantenedores do Santuário Nossa Senhora de Schoenstatt, que concordaram em ceder a estrutura do poço artesiano à comunidade vizinha que, em contrapartida, fundará uma associação para o rateio das despesas de consumo e de manutenção. “Com a parceria consolidada, o custo será reduzido para as partes e o abastecimento de água garantido à comunidade”, destacou. 
Gilmar Borges revela que as famílias se abasteciam com água de fontes drenadas, pequenos poços e de outros meios, e que agora, com a nova rede, terão acesso à água potável, com qualidade para o consumo diretamente nas propriedades rurais. O secretário informou que o município está investindo R$ 32 mil em material para garantir o benefício.
20 MIL METROS DE REDE
Conforme números divulgados pela Secretaria da Agricultura, os cinco primeiros meses deste ano devem fechar com a instalação e/ou substituição de 20 mil metros de encanamento na área rural de Santo Ângelo, consolidando o abastecimento de água potável para 94 famílias. O secretário da Agricultura destaca a instalação de 2,3 mil metros no Rincão dos Meotti, levando água para sete famílias; 400 metros de substituição de rede na comunidade Nossa Senhora das Graças; mais 1,9 mil metros na Linha Maria Luíza (Restinga Seca) para três propriedades rurais; e na Linha Sabiá, com a instalação de 1.400 metros de encanamento para ligar o poço artesiano às moradias atendidas.
Outro trabalho executado pela pasta beneficiou moradores da Linha Sabino com um novo poço artesiano. Segundo Borges, o poço que abastecia a comunidade secou e foi preciso articular de forma emergencial com a Secretaria de Obras do Estado a perfuração de um novo reservatório, para normalizar o fornecimento de água para 22 famílias.
“A melhoria na qualidade da água consumida pela população rural é uma preocupação constante do Governo Municipal. Temos realizado ações para aperfeiçoar o fornecimento e garantir o abastecimento às propriedades rurais”, concluiu Gilmar Borges.

Texto/Fotos: Tarso Weber