Cozinha Comunitária já está em funcionamento

  • Local tem condições de servir em torno de cem almoços diários para cadastrados na Secretaria de Assistência Social

    Assunto: Assistência Social  |   Publicado em: 20/02/2017 às 14:45   |   Imprimir

Em cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira, 20, a Secretaria Municipal da Assistência Social, do Trabalho e Cidadania reabriu ao seu público a Cozinha Comunitária do Bairro Sepé, cumprindo mais um item inserido no programa de governo de Jacques Barbosa e Bruno Hesse. O local foi reaberto e tem capacidade de produção de em torno de cem almoços diários para pessoas em situação de vulnerabilidade social devidamente cadastradas no CADÚnico, do programa Bolsa Família.

Na abertura, o prefeito em exercício Bruno Hesse destacou que em 50 dias de governo já se tornou possível cumprir parte do programa de governo e entregar à população do Bairro Sepé e adjacências a Cozinha Comunitária, projeto do então prefeito Eduardo Loureiro e resgatada pela atual gestão.

A secretária da Assistência Social, Jacqueline Possebom, revela que o local, além de servir alimentação de qualidade e sem custo para pessoas em situação de vulnerabilidade social, também é utilizado para as oficinas do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) voltadas ao reaproveitamento de alimentos e que tem como público alvo mulheres que participam dos grupos de atendimento da Secretaria. Segundo ela, a cozinha atende preferencialmente crianças, idosos e gestantes desnutridas. “Essa retomada garante melhoria na qualidade de vida da população em situação de risco nutricional”, concluiu Jacqueline.

A cozinha atende de segunda à sexta, das 11h15min às 12h15min e conta com quatro servidores orientados por uma nutricionista.

A coordenadora do CRAS do Bairro Sepé e da Cozinha Comunitária, Cleusa Lombarde Borchartt, afirmou que para ser beneficiada com almoço na cozinha comunitária a interessada deve, além do cadastramento junto à Secretaria Municipal da Assistência Social, do Trabalho e Cidadania, receber o acompanhamento de uma assistente social.

PRESENÇAS

Prestigiaram a reabertura da Cozinha Comunitária, além do prefeito em exercício e da secretária da Assistência Social, o presidente da Câmara de Vereadores, Adolar Queiroz; os vereadores Filippe Terra Grass, Lucas Lima e Ademir Queiroz; o secretário municipal de Habitação, Everaldo Oliveira e o chefe de Gabinete do Executivo, Airton Peruzzi.

DEPOIMENTO

A senhora Maria Teresinha Barroso Inácio, 63 anos, moradora do Bairro Sepé e integrante dos grupos de artesanatos do CRAS, foi convidada para o almoço que marcou a reabertura da Cozinha Comunitária, considera excelente a iniciativa da administração municipal. “É uma grande conquista, mas deve ser usado por quem realmente necessita. Espero que as pessoas tenham consciência disso e façam bom uso do espaço que está excelente”, assinalou.

 Fotos: Fernando Gomes