Biblioteca Pública Municipal comemorou 75 anos

  • Comemoração esteve inserida na 25ª Semana Cultural, com o lançamento do livro infantil “Qual é o meu Bichinho?”

    Assunto: Cultura  |   Publicado em: 18/08/2017 às 10:38   |   Imprimir

A Biblioteca Municipal Policarpo Gay completou na última quinta-feira, 17, 75 anos desde sua inauguração no ano de 1942. A biblioteca leva esse nome em homenagem ao prefeito da época, sua primeira instalação foi na sede da prefeitura; em 1957 foi transferida para uma ampla sala no prédio da Acisa, mas em 4 de dezembro de 1992 foi instalada definitivamente no Centro Municipal de Cultura. 
Em comemoração aos seus 75 anos e dando continuidade a 25ª Semana Cultural de Santo Ângelo, foi realizado um ato solene no qual estava presente o prefeito Jacques Barbosa, a secretária de Cultura Neusa Cavalheiro, o representante da Academia de Letras de Santo Ângelo, Mário Simon e a autora Lúcia Noll que lançou seu primeiro livro durante o evento. 
Em tempos de modernidade muitos devem pensar que a biblioteca junto com os materiais impressos ficaram esquecidos, porém, estão enganados. Nossa biblioteca pública recebe em média 700 leitores por mês, entre esse número estão os que retiram livros e os que utilizam do ambiente tranqüilo e climatizado para ler algum dos 20.000 exemplares oferecidos à comunidade. De acordo com a bibliotecária responsável, Fernanda Ribeiro Paz, os livros mais procurados são de literatura estrangeira, literatura brasileira, espírita e literatura infantil. A biblioteca realiza a compra de 10 exemplares novos a cada dois meses e o projeto é que no futuro esse número seja comprado mensalmente.
A pequena Clara Warpechowski, de cinco anos, que estava retirando livros junto com sua mãe Débora, disse que gosta muito de livros e por ainda não saber ler é sua mãe que lê para ela os exemplares retirados. “A leitura é muito importante e tem que incentivar mesmo ela não sendo alfabetizada, também é preciso mostrar que pode vir até a biblioteca retirar o livro, ler e depois devolver para que outra criança leia” destaca Débora. 
Para fazer sua carteira de sócio é muito simples, precisa levar um comprovante de residência e carteira de identidade ou certidão de nascimento. O horário de funcionamento é de segunda a sexta das 8h30min às 11h30min e das 12h30min às 18 horas e aos sábados 8h30min às 11h30min. 
A biblioteca está à disposição de toda comunidade santo-angelense e está a 75 anos contribuindo para que todos adquiram conhecimento através de seus livros, jornais e revistas.
No decorrer das comemorações do aniversário de 75 anos ainda aconteceu o lançamento do livro “Qual é o meu bichinho?” da autora Lúcia Noll. Esse foi o primeiro livro publicado da autora que já teve outras histórias infantis publicadas de maneira independente. Lúcia já escrevia há alguns anos, mas depois de cursar pedagogia a vontade de escrever para crianças aumentou e há dois anos ela escreveu o livro que foi lançado nesta quinta-feira. 
Além das autoridades presentes no lançamento, os alunos e professores das escolas municipais Bem-Me-Quer e Gildo Castelarin estiveram acompanhando o lançamento e a apresentação teatral do livro.

Texto: Isabelle Luft
Fotos: Fernando Gomes