Festival Internacional de Teatro abre com quatro espetáculos

  • Solenidade na noite de terça-feira, 07, abriu oficialmente a programação que tem a participação de trupes da América Latina

    Assunto: Cultura  |   Publicado em: 08/11/2017 às 14:02   |   Imprimir

Produções de grande repercussão cultural subiram ao palco do Teatro Antônio Sepp nesta terça-feira, 07, abrindo a segunda edição do Festival Internacional de Teatro (FIT) Cidade dos Anjos, recebendo um público estimado de 800 pessoas, nos três turnos de espetáculos. O festival acontece até sábado, dia 11, com 18 atrações encenadas por trupes do Brasil, Argentina, Peru e Paraguai. 
Coube à Companhia de Teatro e Dança Clandestinos, de Uruguaiana, abrir as apresentações com a peça Feiurinha e, à tarde, com a presença de centenas de alunos das escolas municipais de Santo Ângelo, o Grupo Cena Viva, de Santa Rosa, levou ao palco o espetáculo A Revolta dos Brinquedos. 
À noite o prefeito Jacques Barbosa, o vice Bruno Hesse, o presidente da Câmara de Vereadores Adolar Queiroz e a secretária municipal de Cultura Neusa Cavalheiro, abriram oficialmente o FIT, destacando a iniciativa e o desprendimento das companhias teatrais “Actuare” e “Peppe Company” para realizar o evento, contando com o apoio incondicional do Governo Municipal e da iniciativa privada de Santo Ângelo. Em sua manifestação, Jacques elevou o forte calendário cultural do município, lembrando eventos como o FIT, Canto Missioneiro, Feira do Livro, Jornada Literária, Santo Ângelo em Dança, Fenamilho Internacional, Cidade das Tortas e outras atrações que estão transformando a cidade em polo regional das manifestações culturais. “Este festival é uma iniciativa máxima da arte e da cultura, proporcionando o intercâmbio e a troca de experiências entre atores, diretores e produtores sul-americanos”, concluiu Jacques.
Além do bom público, também tiveram a presença registrada Rogério Peppe da Peppe Company, Douglas Barbosa da Companhia Teatral Actuare, o presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais Jonatã Ferreira e os jurados, Rodrigo Kão Rocha – professor, ator e diretor teatral; Mauro Soares – ator e diretor, técnico do Instituto Estadual de Artes Cênicas (IEACen); e Fábio Cunha – produtor, gestor e ator – integrante do Grupo Falos & Stercus e presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Rio Grande do Sul (SATED/RS).
Teve destaque no ato de abertura, a apresentação da cantora e compositora Maria Eduarda Meotti, interpretando a música tema do 2º FIT, “Nas asas de um sonho lindo”. A letra é da própria Eduarda em parceria com Priscila Cardoso e Luciano Rodrigues. A produção musical é de Jeferson Müller.

PROGRAMAÇÃO
Na terça à noite, logo após a solenidade de abertura, marcaram presença no palco do Teatro Antônio Sepp, novamente o Grupo Cena Viva de Santa Rosa para a apresentação “O ferreiro e a morte” e, logo em seguida, a trupe Bruna dos Anjos, da cidade de Pelotas, para o espetáculo “Os muros do absurdo”, encerrando o primeiro dia do festival.
Na quarta-feira, 08, sempre com público, tiveram os espetáculos com o Grupo “Foi o que eu disse”, de Harmonia, apresentando “O auto da Compadecida”, baseada na obra literária de Ariano Suassuna; à tarde a “CIA DE ARTE TRÍADE”, de Porto Alegre, apresentou a peça “Caravana da fantasia conta o patinho feio”, de autoria de Hans Christan Andersen. À noite, a Cia de Teatro e Dança Clandestinos de Uruguaiana apresentou “Os cumpadres de Uruguaiana”, de autoria de Paulo Melo, e fechando o segundo dia, o espetáculo “A VIÚVA NEGRA”, de autoria de Carolina Haag e representada pela Maktub Produções Artísticas, de Santo Ângelo.
O Festival Internacional segue nesta quinta-feira, 09, com mais quatro apresentações:
10 horas: O grupo “Actor Mimoclown Enrico Mendez” de Chancay no Perú apresenta, “El clownbatiente”, de autoria de Enrico Mendez Ore.
14 horas: A Cia Nós de Teatro de Vila Velha – Espírito Santo (ES) - apresenta “A Menina Que Queria Ser Estrela” - de autoria de Brenda Perim e Marco Antônio Reis.
19h30min: O grupo “Você sabe quem” Cia de Teatro de Pelotas, apresenta Dona Frida, de autoria de Thalles Echeverry.
22h30min: O grupo “Yesplim” de Osório apresenta Diário de um louco, de autoria de Nikolai Gogol.

Fotos: Fernando Gomes