“Vidas e formas” em exposição na Semana do Meio Ambiente

  • Peças de automóveis e sucatas de ferro que seriam jogadas no lixo, transformam-se em obras de arte pelas mãos de artesão santo-angelense

    Assunto: Cultura  |   Publicado em: 07/06/2018 às 15:07   |   Imprimir

Foi aberta na manhã desta quinta-feira, 07, no Museu Municipal Dr. José Olavo Machado, a Exposição de Educação Ambiental “Vidas e formas”, inserida na programação da Semana Municipal do Meio Ambiente, promovida pela Secretaria do Meio Ambiente com apoio da Secretaria da Cultura de Santo Ângelo. 
A exposição traz obras em sucata de ferro do artesão Jair Amaral da Silva, o Chiquinho, que há dez anos decidiu transformar lixo em arte e hoje tem suas peças espalhadas mundo afora. O material produzido no ateliê no quintal de casa já foi comercializado para países como o Japão, Austrália, Estados Unidos, Canadá, Argentina e Uruguai.
Para a construção de miniatura de veículos antigos como a Kombi, o jipe, aviões, motos, bicicletas e outras peças de apurado bom gosto e qualidade, Chiquinho colhe todo o material em lixo de oficinas, como restos de ferro. “É o luxo do lixo. Um trabalho excepcional”, avaliou o secretário municipal do Meio Ambiente, Francisco da Silva Medeiros, na abertura da exposição. 
Para Medeiros, a reciclagem é uma forma de responsabilidade para com o meio ambiente, aumentando o ciclo de vida de produtos - como o ferro e a madeira, reaproveitados pelo artesão -, e que, em vez de estar expostos à natureza, transformam-se em ornamentos de alto requinte. 
Das mais de mil peças confeccionadas por Chiquinho, os santo-angelenses poderão conferir até o dia 15 de julho, no Museu Municipal Dr. José Olavo Machado, um bom número em exposição.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA MEIO AMBIENTE
Com o slogan “Pequenos gestos, toneladas de diferença”, a Semana do Meio Ambiente tem extensa programação sendo desenvolvida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em colaboração com instituições de ensino, entidades públicas e privadas e com órgãos ambientais de Santo Ângelo.

Confira a programação a partir desta sexta-feira, dia 08. 
08 de junho/Sexta Feira.
13h30min: Palestra “Diversidade da Gestão Ambiental e Sustentabilidade“
Palestrante: Ms. Rafael Ramos – Fiscal Ambiental - SEMMA
Local: Escola Municipal Cel. Eurico de Moraes – Bairro Haller
13h30min – Oficina 01: Flora Ameaçada de Extinção e Ações de Conservação 
Ministrante: Bióloga Cleusa Vogel Ely Doutoranda em Botânica na UFRGS
Local: Prédio 13 URI

13h 30min – Oficina 02: Bioindicadores da qualidade da água do Rio Itaquarinchim.
Ministrante: Acadêmicas do Curso de Ciências Biológicas Dienefer Frizzo Junker e Júlia Cornelius.
Local: Prédio 13 URI

19h30min: Palestra Novo Código Florestal 
Palestrante: Prof. Dr. Jacson Roberto Cervi
Local: Auditório do Prédio 5 URI

19h30min - Palestra: “Gestão Ambiental e Sustentabilidade”
Publico: Técnico em Gerência de Saúde, Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet, Licenciatura em Informática e Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Agronegócio
Local: Instituto Federal Farroupilha

09 de junho de 2018 – Sábado.
13h30min – Oficina 01: Observação de Aves
Ministrantes: Biólogo e ornitólogo Dante Andres Meller, Mestre em Biodiversidade Animal pela UFSM e Bióloga Ataiz Colvero de Siqueira Mestre em Ensino Científico e Tecnológico pela URI e Biólogo Alfieri Roberto Callegaro.
Local: Prédio 13 URI

14 horas: Plantio no Túnel Verde - ARFOM
Local: Rincão do Sossego.

10 de Junho de 2018 – Domingo.
10 horas: Lançamento da Campanha de Coleta Seletiva do lixo. “Pequenos Gestos. Toneladas de Diferença!”
Local: Brique da Praça Leônidas Ribas.

Fotos: Fernando Gomes