Projeto ‘Berço de Acalantos' chega a Santo Ângelo próximo domingo, 17

  • A ideia principal é levar a cultura dos livros para todos de forma gratuita e acessível

    Assunto: Cultura  |   Publicado em: 13/06/2018 às 15:47   |   Imprimir

Neste domingo, 17, Santo Ângelo recebe o projeto "Berço de Acalantos", na Praça Leônidas Ribas, das 9h30min às 12h30min, durante o Brique da Praça. O projeto é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul e conta com o apoio do Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Cultura.
“Berço de Acalantos” propõe a instalação de um berço-biblioteca, munido de um acervo literário qualificado e da presença dos mediadores de leitura, Odair Fonseca e Rosane Castro. O primeiro município da região a receber esta ação é Santo Ângelo. Na sequência, as atividades circularão pelas cidades de São Borja e São Luiz Gonzaga, oportunizando, ao público, de forma gratuita o acesso aos livros.
Conforme o produtor Odair Fonseca, idealizador da proposta, um texto literário possui a capacidade de acalentar, criando uma relação de afeto com o ser humano. “Promover e incentivar o gosto pela leitura por meio da afetividade é o propósito do projeto. Um Berço que abraça e acalenta com textos literários”, declarou Odair. 
De acordo com a Secretária Municipal da Cultura, Neusa Cavalheiro, esta é mais uma ação que a pasta desenvolve, neste ano, estimulando à escrita e à leitura. “Leitura não é uma habilidade que se desenvolva por decreto ou ordem, mas sim, algo que envolve a decisão do leitor. Por isso, sediar um projeto como este, que visa incentivar à leitura desde cedo, é de extrema importância. Com os livros, a criança desenvolve o vocabulário, aumenta o repertório de palavras, escreve melhor, trabalha a criatividade, a imaginação e a reflexão. Ou seja, se crianc¸a e´ estimulada a ler desde pequena ela com certeza sera´ um adulto questionador e cri´tico, assim, o indivi´duo que na~o le^ na~o tera´ base litera´ria e experie^ncias para formar opinia~o sobre qualquer assunto”, explicou Neusa.