Jovenil Menezes dá nome ao Museu Ferroviário

  • Patrono da Semana Cultural do ano passado e falecido durante o evento, telegrafista recebeu homenagem do Governo Municipal

    Assunto: Cultura  |   Publicado em: 13/08/2018 às 15:20   |   Imprimir

Neste domingo, 12, foi realizada pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, no Memorial Coluna Prestes, uma homenagem ao senhor Jovenil Menezes que, a partir de agora, empresta seu nome à sala onde está situado o Museu Ferroviário.
A cerimônia de nomeação do museu foi conduzida pela secretária de cultura, Neusa Cavalheiro, e prestigiada pelo secretário de Estado Adjunto da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, André Kryszczun, juntamente com o Patrono da 26ª Semana Cultural, Osmar Veronese, além de amigos e familiares de Jovenil Menezes.
A família do homenageado recebeu das mãos do responsável pelo Arquivo Histórico Municipal Augusto César Pereira dos Santos, Paulo Menezes, um DVD contendo a última entrevista concedida em 2017. Em seguida, a secretária Neusa, juntamente com a senhora Arminda Menezes, entregou a placa da sala com o nome de Jovenil Menezes.
Jovenil Menezes era casado com Arminda de Oliveira Menezes, com quem teve sete filhos, 14 netos e cinco bisnetos, todos naturais de Santo Ângelo. Nascido em Santa Maria, em março de 1935, Menezes foi telegrafista da Rede Ferroviária Federal por 34 anos (1952/1986), e sempre apontava que seu amor pelos trens e telégrafos nasceu com a profissão do pai, Manoel Leopoldino Menezes, também ferroviário. Jovenil foi Patrono da 25ª Semana Cultural de Santo Ângelo, realizada em 2017, no entanto, veio a falecer durante as atividades da programação.
Por fim, os convidados degustaram um chá da tarde no local. A secretária de Cultura, Neusa cavalheiro destaca a importância do telegrafista. “Na tarde deste domingo, fizemos uma linda homenagem ao senhor Jovenil Menezes, que permeou a nossa cultura ao longo dos seus 82 anos de vida”, acentua. 
A secretária também lembrou que o homenageado sempre prestou serviço voluntário junto ao Museu Ferroviário, bem recebendo aos turistas e compartilhando histórias do tempo em que serviu à rede ferroviária.

Fotos: Secretaria de Cultura/Divulgação
Texto: João Gomes