Pró-Cultura habilita projetos a repasse de recursos

  • As 25 produções culturais e artísticas selecionadas por meio de edital devem receber valores nos próximos dias e têm seis meses para execução

    Assunto: Cultura  |   Publicado em: 08/11/2018 às 13:09   |   Imprimir

O Governo Municipal assinou na manhã desta quarta-feira, 07, os contratos para a execução das 25 produções culturais contempladas no Edital “Pró-Cultura aproximando culturas”, uma parceria entre o Município e o Estado do Rio Grande do Sul que resultou na destinação de R$ 200 mil para a área cultural, um dos maiores volumes de recursos para o setor dos últimos tempos.
A solenidade de assinatura foi presidida pelo prefeito Jacques Barbosa, com a presença do vice-prefeito, Bruno Hesse, da secretária municipal de Cultura, Neusa Cavalheiro e dos artistas que tiveram seus projetos contemplados e que deverão receber nos próximos dias R$ 8 mil com prazo de seis meses para a execução das propostas. 
Os valores são financiados pelo Município e Estado, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, do Fundo Municipal de Cultura (FMC), e Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Sedactel), por intermédio do Pró-Cultura/RS Fundo de Apoio à Cultura (FAC), para projetos de produção e circulação, nas seguintes áreas: artes cênicas, artes visuais, música, literatura, patrimônio cultural e memória, culturas populares, audiovisual, artesanato e projetos especiais.
Apontando a cultura como uma das áreas fundamentais para o desenvolvimento do município, Jacques destacou que essa pasta movimenta os setores da educação e da economia de Santo Ângelo. “O crescimento qualitativo de Santo Ângelo é subsidiado pela integração de todas as áreas. Precisamos ter o equilíbrio necessário, mesmo com a capacidade de investimento reduzido. Mas, quando nos unimos na captação de recursos e iniciativas de inovação, temos uma evolução exponencial que, como podemos observar, é bem representada pela nossa comunidade”, assinalou o prefeito.
A secretária de Cultura, uma das articuladoras dos recursos, juntamente com o secretário adjunto da Sedactel, André Kryzsczun, ressaltou que Santo Ângelo foi um dos 17 municípios gaúchos contemplados com o investimento. “Os artistas locais e regionais foram agraciados por essa iniciativa, e o resultado desse percurso fomentou e despertou produções artísticas e culturais de entidades e pessoas comprometidas com a nossa história, com a apresentação de propostas inovadoras”, comemorou Neusa.
Confira as áreas e a lista dos contemplados no edital FMC nº 01/2018:
ARTESANATO – Artesanato e Cultura ao Alcance de Todos
PATRIMONIO CULTURAL E MEMORIA - Aqui Tem História!
ARTES VISUAIS – INFOCO – Fotografia D’art
MÚSICA – E.I.T.A – Orgulho de Ser Missioneiro
CULTURAS POPULARES – Preto de Luz
ARTES CÊNICAS/DANÇA – Dançarte
PROJETOS ESPECIAIS – A Cor da Comunidade!
ARTES CÊNICAS/TEATRO – Meu Palco é um Teatro
LITERATURA – Pedras
LITERATURA – Psiu, Caiu Levantou
PROJETOS ESPECIAIS – Um conto em cada canto
MÚSICA – Trajetória Musical Noly Moreira
LITERATURA – Santo Ângelo que Conheci – 3
MÚSICA – Mateus Rasta – O amor me ensinou
AUDIOVISUAL – Cinema em Nós
ARTES CÊNICAS/TEATRO – Comida e Arte
CULTURAS POPULARES – Os Costumes e a Cultura Gaúcha Chegam a Comunidade
PATRIMÔNIO CULTURAL E MEMÓRIA – Santo Ângelo em Foco: Ensaios sobre memória e patrimônio cultural
AUDIOVISUAL – Estação 21: Uma viagem no tempo através da história
PATRIMÔNIO CULTURAL E MEMÓRIA – Sala de Cinema Tatty Frey – Um mergulho no passado para olhar o futuro
AUDIOVISUAL – Diversidade Religiosa em Santo Ângelo
CULTURAS POPULARES – História da África e Afros Descendentes Brasileiros
MÚSICA – Santo Ângelo tem Rap
ARTES CÊNICAS/TEATRO –Terra – Missões, Guarani
ARTES CÊNICAS/CIRCO – Oficinas Circenses a Comunidade Santo-Angelense

Fotos: Fernando Gomes