Seminário apresenta a suinocultura como atividade altamente rentável

  • Expansão do Frigorífico da Alibem em Santo Ângelo abriu espaço para o crescimento da produção suína integrada e renda certa para o produtor rural

    Assunto: Economia   |   Publicado em: 29/11/2017 às 11:10   |   Imprimir

Difundir a produção de suínos como fonte de alta rentabilidade para o produtor e atrair empreendedores rurais para a atividade foi o objetivo do seminário realizado nesta terça-feira, 28, no auditório do Centro de Cultura, reunindo o Governo Municipal, agricultores e lideranças do setor primário de Santo Ângelo, sob a coordenação das secretarias da Agricultura e da Indústria e Comércio.
Atualmente 13 produtores trabalham com a atividade, integrados à Alibem Alimentos. Porém, a expansão da planta industrial em Santo Ângelo e a ampliação da capacidade de abate de 2.200 para três mil suínos/dia abriu espaço para o crescimento do setor e o Governo Municipal, está promovendo ações para incentivar a adesão de agricultores à suinocultura e ao sistema de produção integrado da indústria. 
O seminário oportunizou que os interessados tivessem acesso a informações sobre investimentos necessários na adequação da propriedade rural, linhas de crédito para o setor e conhecimentos básicos sobre a suinocultura. Produtores de Santo Ângelo e da região que migraram e/ou decidiram por agregar renda à propriedade com a cultura, depuseram sobre a experiência e demonstraram satisfação com os resultados.
Na abertura do evento o prefeito Jacques Barbosa ressaltou que o Governo Municipal tem trabalhado de forma cooperada com os segmentos responsáveis pelo desenvolvimento de Santo Ângelo, incentivando o fortalecimento da indústria, comércio, prestação de serviços e agropecuária. “Acreditamos na Alibem, no produtor rural e na suinocultura. Esta é uma oportunidade para a geração de riqueza e renda na propriedade rural”, disse. 
Jacques lembrou que o governo está finalizando um projeto de lei que beneficia o agricultor familiar do município com incentivos para o aumento da capacidade produtiva. O prefeito também anunciou que está tratando junto à Emater/Ascar-RS uma reformulação do convênio com o Estado para a vinda de novos profissionais a Santo Ângelo e projetando a ampliação do quadro técnico da Secretaria da Agricultura para melhor atender o setor rural que, segundo o prefeito, é um dos grandes alicerces da economia local. 
O diretor de Agropecuária da Alibem Alimentos, Fabrício Ruschel, relatou que suinocultura é uma atividade que exige doação e que muda o perfil econômico da propriedade rural e do município. “É um investimento com retorno garantido. Em Nova Candelária, por exemplo, a produção de suínos é responsável por 71% da arrecadação do município”, pontuou. 
A direção do frigorífico colocou toda a sua equipe técnica à disposição dos interessados para visitar as propriedades para avaliação ambiental e de infraestrutura, além de orientação e acompanhamento na área rural. 
Também participaram do seminário, o vice-prefeito Bruno Hesse, o presidente da Câmara de Vereadores Adolar Queiroz, os secretários municipais Gilmar Borges, da Agricultura, e João Baptista Santos Silva, de Indústria e Comércio; o gerente Administrativo da Alibem local, Isidoro Bobrzyk; Daniel Casarin, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais; vereador Lauri Juliani; primeira-dama Juliana Barbosa; Omar Santos de Almeida, diretor Financeiro da Cresol; Álvaro Uggeri Rodrigues, chefe do Escritório local da Emater; equipe técnica da Secretaria Municipal da Agricultura e produtores interessados em investir na área suinícola.

Fotos: Fernando Gomes