Município realoca pré-escola da Buriti em prédio da Comunidade Luterana

  • Extensão da Escola Nossa Senhora dos Navegantes volta a funcionar em suas antigas instalações. Lideranças solicitaram e o Governo Municipal atendeu

    Assunto: Educação  |   Publicado em: 06/11/2017 às 16:44   |   Imprimir

Atendendo às solicitações da comunidade escolar do Distrito Buriti, o Governo Municipal, através da Secretaria da Educação (SMEd), realocou a turma da Pré-Escola - extensão da Escola Municipal Fundamental de Ensino Fundamental Nossa Senhora dos Navegantes - em prédio locado junto à Comunidade Luterana Concórdia. A solicitação foi feita ao Executivo em março deste ano pela direção do educandário, professores, pais de alunos e lideranças da comunidade buritiense e atendida depois de o Governo Municipal obter o aval do Conselho Municipal de Educação. 
Segundo as lideranças, a pré-escola foi transferida do local onde permaneceu por mais de duas décadas, sem a devida discussão com a comunidade, e instalada em sala da Escola Estadual de Ensino Médio Buriti. Na avaliação da comunidade, o espaço para onde 26 alunos foram instalados não tinha a infraestrutura necessária para o pleno desenvolvimento de suas atividades, enquanto a área da Luterana Concórdia permanecia desativada. 
Nesta segunda-feira, 06, o prefeito Jacques Barbosa, o vice-prefeito Bruno Hesse que deu os primeiros encaminhamentos para o atendimento ao pleito comunitário, e os secretários municipais da Educação Valdemir Roepke e da Fazenda Luis Alberto Voese, fizeram a entrega da revitalização e da realocação da pré-escola no espaço físico em condições de atender os alunos com faixa etária entre quatro e cinco anos, dotado de sala de aula, sala de brinquedos, cozinha, banheiros, além de ampla área externa, com parque infantil e casa de bonecas. 
O prédio escolar foi completamente reformado numa parceria do Governo Municipal e da comunidade. Enquanto a Secretaria de Educação locou o espaço e forneceu o material para a realização das melhorias, os moradores, em especial Valmir Voit, presidente da Comunidade Luterana Concórdia, participaram com a mão de obra. 
O prefeito Jacques Barbosa e o secretário de Educação Valdemir Roepke, em suas manifestações, lembraram do empenho da comunidade para que a pré-escola retornasse ao seu antigo espaço, adequado para oferecer uma educação de qualidade aos alunos. 
Jacques voltou a dizer que o Governo Municipal mantém suas portas abertas para escutar as reivindicações e na medida do possível atender aos pleitos da população. “Administrar é ouvir as pessoas e foi com a manifestação desta comunidade que estamos reunidos para atendê-la. Educação é tudo. É a base do desenvolvimento. Estamos trabalhando para oferecer uma educação de qualidade, com professores valorizados e um ambiente favorável para as suas atividades. A revitalização deste espaço só tornou-se possível com o apoio desta comunidade”, assinalou o prefeito. 
A diretora da Escola Municipal Fundamental de Ensino Fundamental Nossa Senhora dos Navegantes, professora Janice Velozo, manifestou orgulho e o agradecimento ao Governo Municipal pelas novas instalações da pré-escola e também destacou o trabalho conjunto da comunidade.
No encerramento da solenidade, as autoridades descerraram a fita inaugural da extensão, prestigiaram apresentação de danças dos alunos da pré-escola e participaram de um coquetel de confraternização. 
Também prestigiaram a solenidade Ana Ribas Suski, coordenadora Pedagógica da Educação Infantil da SMEd; Júlia Stocker, professora de Educação Infantil da turma de pré-escola; Alex Schmökel, pastor da Comunidade Luterana Concórdia; Valmir Voit, presidente da Comunidade Luterana Concórdia; Leoni Daronco, diretora da Escola Estadual Buriti; Ligiane Müller, pastor da Comunidade Luterana; Renê Khel; pais, alunos e membros da comunidade.

Fotos: Fernando Gomes