Santo Ângelo recebe projeto da Defensoria Pública do Estado

  • Ação educativa objetiva dar conhecimento dos direitos das crianças, dos adolescentes e dos pais, por meio de álbum de figurinhas e cartilha

    Assunto: Educação  |   Publicado em: 13/07/2018 às 16:44   |   Imprimir

O município de Santo Ângelo foi o primeiro do interior do Estado a receber um material informativo sobre os direitos das crianças, dos adolescentes e dos pais, criado pela Defensoria Pública do Rio Grande do Sul. A responsável pela entrega dos materiais foi à defensora pública, Isabel Rodrigues Wexel, do Núcleo de Defesa Agrária e Moradia, na Escola Municipal Ensino Fundamental Liberato Salzano Vieira da Cunha, no Bairro São Carlos. 
Participaram do ato de entrega do material, a primeira-dama Juliana Barbosa, a coordenadora da Secretaria Municipal de Educação, Claudete Maria Silva da Cruz e a diretora do educandário Valide Inês. 
O material informativo é formado por um álbum de figurinhas para as crianças baseado em ações do dia a dia como guardar seus brinquedos depois de brincar, falei “eu te amo” e ajudei meus pais em casa, e uma cartilha educativa para os pais ou responsáveis com o nome “Criança Feliz é Criança com Direitos Respeitados”. A cartilha possui informações sobre os direitos de crianças e adolescentes e a atuação da Defensoria Pública na defesa dos mesmos.
De acordo com Isabel Wexel, o material foi pensado para que todos saibam seus direitos e foi criado em parceria com o Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul. “É importante que as crianças saibam seus direitos e dos pais, e que os responsáveis saibam corretamente os direitos de seus filhos. Dessa forma, todos conseguem viver de forma cada vez mais amorosa”, explicou.
A primeira-dama Juliana Barbosa elogiou a iniciativa da Defensoria Pública e agradeceu pelo município ter sido escolhido para ser o primeiro do interior a ter o projeto lançado. “Fomos beneficiados por este belo projeto e escolhemos a Escola Liberato Salzano Vieira da Cunha para iniciarmos. Muitas vezes as crianças não conhecem seus direitos e, agora, com o álbum de figurinhas eles saberão mais”, agradeceu Juliana.

Texto: Isabelle Luft
Fotos: Fernando Gomes