“Dia da Família na Escola” envolveu comunidade do Bairro Castelarin

  • Evento da EMEF Gildo Castelarin em parceria com a SMS objetivou envolver os moradores e familiares de alunos em atividades escolares e de saúde públic

    Assunto: Educação  |   Publicado em: 21/11/2018 às 08:58   |   Imprimir

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Gildo Castelarin, do Bairro Castelarin, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde – SMS - promoveu na semana passada, o “Dia da Família na Escola”. A ação social envolveu a comunidade local com atividades relacionadas ao combate da dengue, alimentação saudável, apresentação dos vencedores do 1º Festival Canto e Encantos, evento inédito recentemente promovido pela Secretaria de Educação do município, além da mostra de outros projetos desenvolvidos com o educandário no decorrer do ano letivo.
Durante o dia, agentes da Vigilância Ambiental e Combate a Dengue ministraram palestras e prestaram atendimentos, juntamente com funcionários da Unidade de Saúde da Família – USF - do Bairro Castelarin –, desenvolvendo ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. O coordenador da Secretaria da Saúde, Mário Vieira Marques Neto, ressaltou que a iniciativa contempla o educandário com esclarecimentos referente à saúde pública, bem como, promove a interação da família no ambiente escolar.
Segundo a diretora da Gildo Castelarin, Marone Marchi, o projeto “Família na Escola” vem sendo realizado há um ano, buscando a interação da família com o quadro escolar. “Essa aproximação escola e comunidade é um projeto importante, porque ao longo de todo o ano escolar, os pais acompanham a educação dos filhos, visitando a sala de aula, interagindo com professores, alunos e funcionários”, destacou a diretora.
Além de ações de combate a dengue, aconteceu a apresentação dos vencedores do 1º Festival Canto e Encantos, brincadeiras interativas e distribuição do livro de receitas “Cozinhando no Gildo”, elaborado pelos alunos do projeto “Alimentação saudável x Dentes saudáveis”, palestra com a dentista Carina Lopes, do Programa Saúde na Escola – PSE – sobre “Nutrição e higiene bucal”. Na sequência, realizou-se teste de visão para pais e alunos. 
A direção do educandário reforçou que ações como essas, são desenvolvidas durante o ano letivo, por meio de parceria com a Secretaria Municipal da Saúde e a USF do Bairro Castelarin.

Texto: João Gomes
Fotos: Divulgação/EMEF Gildo Castelarin