Prefeito recebe documento de pais que querem volta das aulas presenciais

  • Pais de alunos realizaram uma carreata nesta terça-feira (20), em defesa da volta às aulas presenciais. Eles entregaram ao prefeito Jacques Barbosa um documento com a reivindicação, solicitando que se

    Assunto: Educação  |   Publicado em: 20/04/2021 às 11:02   |   Imprimir

A manifestação dos pais teve início em frente à CNEC e percorreu ruas centrais até a chegada a Prefeitura. Uma das organizadoras do movimento, Bruna Marques Fernandes, afirma que os pais entendem que o retorno presencial é importante especialmente pelo lado psicológico das crianças. Segundo ela, a falta de convivência com professores e colegas têm provocado problemas como ansiedade, estresse, entre outros.
Sobre o documento entregue ao prefeito, Bruna afirma que a intenção é que Jacques faça a reivindicação chegar ao governador Eduardo Leite. “Sabemos que depende dele. Basta mudar a classificação para Bandeira Vermelha que a Justiça autoriza a volta das aulas presenciais”.
Jacques recebeu o documento ao lado do vice-prefeito Volnei Teixeira e reiterou que o Governo Municipal é favorável ao retorno das aulas mediante a adoção de todas as medidas sanitárias de segurança, compreendendo como prioridade a preservação da vida. Citou que a rede municipal de Santo Ângelo está preparada para tão logo seja possibilitado as aulas presenciais sejam retomadas com segurança para alunos e trabalhadores em educação. O prefeito lembrou que uma decisão judicial impede a retomada das aulas presenciais no Estado enquanto vigorar a Bandeira Preta, independente das flexibilizações adotadas pelo sistema de cogestão.
O chefe do Executivo citou ainda a articulação que os municípios estão realizando para que os trabalhadores em educação sejam incluídos pelo Ministério da Saúde no grupo prioritário para receber a vacina contra a Covid-19. “A vacinação dos professores e trabalhadores das escolas dará uma segurança muito maior para que as aulas presenciais sejam retomadas”, disse Jacques destacando que o documento será encaminhado ao Governo do Estado.
AGRADECIMENTO
Tiago Vieira Lacortte, representante da União das Escolas Infantis do Rio Grande do Sul, também se manifestou ressaltando a importância do retorno das aulas presenciais. “Os trabalhadores precisam da volta às aulas para que as escolas possam seguir e manter seus empregos, para os transportadores escolares, mas acima de tudo as crianças precisam desse retorno porque estão sofrendo e passando por problemas sérios”.
Tiago ainda fez um agradecimento ao envolvimento de lideranças santo-angelenses na questão. “Desde o início da pandemia, o prefeito Jacques Barbosa e o deputado estadual Eduardo Loureiro estão envolvidos na busca de alternativas, preocupados com a segurança, com a saúde e com a atividade escolar”.
 
Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes