Smed adquire 48% dos alimentos diretamente da agricultura familiar

  • Produtos são fornecidos agricultores familiares locais, respeitando a sazonalidade da produção local

    Assunto: Educação  |   Publicado em: 10/11/2021 às 09:25   |   Imprimir

A Secretaria Municipal de Educação de Santo Ângelo adquire 48% dos alimentos de agricultores familiares locais. Essa aquisição é feita de acordo com a Lei 11.947/2009 – que prevê a compra de, no mínimo, 30% do valor do rapasse do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE em produtos da agricultura local.
O dado foi informado pela secretária municipal de Educação, Eliane Carpes, durante reunião sobre o PNAE realizada na tarde de terça-feira (9) no Centro Municipal de Cultura.
O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Àlvaro Uggeri Rodrigues, salientou que o programa possibilita o planejamento da produção, com garantia de comercialização, resultando no incremento da renda familiar. Também possibilita o estímulo à diversificação e o aumento da sua produção.
O coordenador de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR), Diomar Formenton, ressaltou o papel de articulação desenvolvido pela pasta, com ações permanentes junto aos agricultores, organização dos grupos de fornecedores, planejamento da produção, orientações de cultivo e definição dos cronogramas de entregas dos produtos.
A secretária Eliane afirmou ainda que as aquisições de produtos primários podem avançar neste fim de ano, ressaltando a qualidade dos alimentos entregues pelos agricultores. A coordenadora regional de Educação, Rosa de Souza, destacou a importância da avaliação do projeto e também enalteceu a qualidade dos alimentos e o propósito de apoiar o segmento e seguir adquirindo produtos dos agricultores familiares.
A nutricionista da Smed, Bárbara Schuh Kercher e a técnica em Nutrição Andressa Veríssimo Rodeski, pela 14ª CRE, esclareceram sobre quais os produtos que deverão fazer parte do cardápio do ano que vem, informando também alguns com restrições, como exemplo os que contenham muito açúcar.
A Associação de Produtores de Hortigranjeiros e Produtos Coloniais de Santo Ângelo (APROCOHSA), por meio da presidente Márcia Brutti e associados agradeceu e mais uma vez enfatizou a importância do PNAE para agregar renda a produção.
Também participaram do encontro, Daniel Casarin, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), e a presidente do Conselho de Alimentação Escolar-CAE, Neide Schmidt, responsável pela fiscalização, que confirmou a excelente qualidade dos produtos.
A SDR é responsável pela elaboração dos projetos da Alimentação escolar para as escolas municipais, com trabalho da técnica em Agropecuária, Andressa Teloecken e a Emater, com Érico Soares, para as escolas estaduais. São adquiridos produtos como repolho, alface, bergamota, laranja, cucas, bolachas, pães, embutidos, sucos de laranja e uva, batata doce, cenoura, beterraba, entre outros, beneficiando 40 agricultores e agroindústrias.
As entidades parceiras do programa são SDR, Emater, STR, Smed, 14ª CRE, Secretaria Municipal de Saúde e APROCOHSA.
 
Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Divulgação