Região define propostas para a Conferência Estadual de Educação

  • Prefeito em exercício Volnei Teixeira abriu o evento promovido pela Associação dos Municípios das Missões (AMM)

    Assunto: Educação  |   Publicado em: 25/11/2021 às 13:33   |   Imprimir

A Associação dos Municípios das Missões (AMM), por meio da Coordenação das Secretarias Municipais de Educação, promoveu nesta quinta-feira (25), no auditório da URI Santo Ângelo, a Conferência Intermunicipal de Educação.

O tema do evento foi “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”. Estiveram reunidos os secretários municipais de Educação, diretores de escolas, representantes dos fóruns e conselhos municipais.

Os debates foram realizados a partir dos eixos definidos nos Planos Municipais de Educação, canalizando aspirações e expectativas da sociedade e construindo propostas para a definição e implementação de políticas públicas de Educação.

Volnei destacou em seu pronunciamento a importância da educação, que prepara e forma cidadão para a vida em sociedade. “E a sociedade brasileira precisa de sujeitos como vocês que discutem, debatem e que nos indicam caminhos para garantir o direito à educação e, principalmente, o direito dos estudantes terem um aprendizado cada vez mais eficiente”.

Na oportunidade, foram eleitos os delegados para a Conferência Estadual de Educação, agendada para abril do próximo ano e que será preparatória para a IV Conferência Nacional de Educação, que ocorrerá em novembro de 2022.

Antes dos pronunciamentos, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Mathilde Ribas Martins realizaram uma apresentação teatral.

PRESENÇAS

Participaram da Conferência, o presidente da AMM, Ricardo Klein; a secretária municipal de Educação de Santo Ângelo e coordenadora das secretarias municipais de Educação da AMM, Eliane Carpes; vereador Valdemir Roepke, o Nanaco, representante da Câmara de Vereadores de Santo Ângelo; promotor da Promotoria Especializada de Educação, Márcio Bressan; coordenadora regional de Educação, Rosa Maria de Souza; representante da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Odilar de Vargas; coordenadora regional dos Conselhos Municipais de Educação, Regina de Souza e o coordenador dos trabalhos da Conferência Intermunicipal, Henrique Colpo de Lima.

Texto: Hogue Dorneles

Fotos: Fernando Gomes