Prefeito sanciona lei de prevenção à gravidez precoce

  • A lei tem como objetivo levar informações aos jovens para diminuir o alto índice de adolescentes grávidas, que se tornam mães antes dos 18 anos

    Assunto: GABINETE  |   Publicado em: 28/08/2017 às 10:11   |   Imprimir

Na última sexta-feira, 25, o prefeito Jacques Barbosa sancionou o projeto de lei elaborado pelo vereador Rodrigo Trevisan. A lei nº 4.156/2017 institui a Semana de Orientação e Prevenção da Gravidez na Adolescência e foi debatida e aprovada pelo plenário da Câmara de Vereadores. 
“É preocupante o número de adolescentes que se tornam mães de forma precoce em Santo Ângelo”, declarou o vereador Rodrigo Trevisan. Para fundamentar o projeto, o vereador divulgou dados da Secretaria Municipal de Saúde, referentes ao percentual de adolescentes que se tornaram mães no município. De acordo com o vereador, no ano passado, 11,7% do total das crianças nascidas no município são filhos de gestantes com idades entre 13 e 18 anos.
A lei institui que seja realizada uma Semana Municipal de Prevenção, durante o mês de maio, com o objetivo de conscientizar para reduzir o índice de gravidez na adolescência, combater a exclusão social decorrente da gravidez precoce, informar e sensibilizar a sociedade para a situação da jovem mãe e da paternidade precoce. 
A Semana de Orientação e Prevenção da Gravidez na Adolescência terá seminários, palestras e ações educativas na Rede Pública de Educação e de Saúde, com ampla divulgação de programas e serviços oferecidos às gestantes.

Texto: Isabelle Luft
Foto: Fernando Gomes