Santo Ângelo é reconhecido como fomentador do empreendedorismo

  • Ações como a modernização das leis de incentivo, instalação do Espaço Cidadão e fortalecimento das parcerias com o SEBRAE foram indicativos ao prêmio

    Assunto: GABINETE  |   Publicado em: 30/11/2017 às 11:50   |   Imprimir

O prefeito Jacques Barbosa recebeu troféu de homenagem do SEBRAE/RS em reconhecimento aos esforços empreendidos pelo Governo Municipal para incentivar o empreendedorismo em Santo Ângelo. A solenidade foi realizada na tarde de quarta-feira, 29, durante a programação do 2º Seminário Estadual Brasil Mais Simples, no Hotel Itaimbé, em Santa Maria. 
O prefeito Jaques Barbosa e o secretário da Indústria e Comércio, João Baptista Santos Silva, receberam o troféu das mãos do diretor-superintendente do SEBRAE/RS Derly Cunha Fialho, do gerente da Regional Noroeste Armando Pettinelli Neto e do técnico da gerência Noroeste Claudiomiro Reis. 
Dos 497 municípios gaúchos, 36 foram reconhecidos pelo SEBRAE como fomentadores de ações e de políticas que estimulam o desenvolvimento local e implantam programas de desburocratização no processo de formalização de empresas. Santo Ângelo, Ijuí, Santa Rosa e Horizontina, foram os municípios da Região Noroeste homenageados.
O diretor-superintendente Derly Cunha Fialho, explicou que são reconhecidos os governos municipais que promovem políticas públicas de evolução socioeconômica centradas em quatro eixos: Atores do Desenvolvimento, Compras Governamentais, Sala do Empreendedor e Redesimples. “Apenas quando os atores da cidade se envolvem nos processos de desenvolvimento é possível adotar mudanças e dar sustentabilidade às conquistas”, frisou. Fialho também esclareceu que Santo Ângelo e os outros municípios reconhecidos como propulsores do desenvolvimento e do empreendedorismo tiveram o acompanhamento do SEBRAE para colocar suas ações em prática. 
HOMENAGEM
O reconhecimento a Santo Ângelo deve-se às ações do Governo Municipal para a retomada e o fortalecimento da parceria com o SEBRAE, a implantação do Espaço Cidadão que oferece agilidade na formalização de empresas, adesão à REDESim, modernização da legislação de incentivos fiscais e não-fiscais para novos empreendimentos e concessão de benefícios para expansão das empresas já instaladas que renderam, segundo a Secretaria de Indústria e Comércio, mais de 600 empregos diretos e cerca de R$ 50 milhões de investimentos privados na economia local. 
Após a cerimônia, o prefeito esteve reunido com a direção estadual do SEBRAE para tratar de cursos de qualificação para pequenos e microempresários nas áreas gerenciais, administrativa e de negócios em Santo Ângelo e discutir os últimos detalhes para o funcionamento da Sala do Empreendedor em anexo à Secretaria de Indústria e Comércio.

Fotos: Fernando Gomes