Campanha estadual de doação de sangue inicia segunda etapa em Santo Ângelo

  • Otélio Drebes, 87 anos, está à frente da campanha Doar é Viver e confirmou ao prefeito Jacques Barbosa intenção de abrir filial das Lojas Lebes na Cap

    Assunto: GABINETE  |   Publicado em: 16/09/2021 às 08:38   |   Imprimir

O empresário fundador das Lojas Lebes, rede com cerca de 200 unidades, Otélio Drebes lidera a campanha Doar é Viver, com o intuito de conscientizar a população para a importância da doação de sangue. A campanha abriu a sua segunda fase nesta quarta-feira (15) em Santo Ângelo.

Para marcar a abertura da segunda fase, Drebes visitou o prefeito Jacques Barbosa na manhã desta quarta-feira (15). A campanha conta com a parceria da Secretaria da Saúde (SES), por meio do Departamento Estadual de Sangue e Hemoderivados (DESH).

Segundo Drebes, que atua como palestrante, a ideia da campanha veio da percepção de que poucas pessoas estavam doando sangue durante a pandemia e a necessidade aumentou.

A campanha é realizada com abrangência estadual e Santo Ângelo é a única cidade que não conta com hemocentro incluída no roteiro. Na primeira etapa foram 2,5 mil doadores que participaram.Os doadores podem fazer inscrição no site www.doareviver.com.br. A inscrição no site é gratuita e demonstra apenas interesse do usuário, não obrigatoriedade. Os doadores podem solicitar o transporte até o Hemocentro para efetivar a doação no momento da inscrição. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (051) 99699-1852.

Drebes salienta que até agora a campanha, que teve início em junho, já contribuiu para a captação de um volume de sangue suficiente para salvar mais de 10 mil vidas.

O prefeito Jacques Barbosa elogiou a iniciativa, frisando que a doação de sangue é um gesto solidário que salva vidas e que merece ser estimulado.

Para doar basta estar saudável, ter entre 16 e 69 anos, pesar pelo menos 50 quilos e não ter ingerido bebidas alcoólicas 12h antes da doação. Todos os tipos de sangue são necessários. Lembrando que o atendimento no Banco de Sangue do Hospital Santo Ângelo é feito com todo o cuidado e segurança, seguindo os protocolos sanitários na prevenção ao coronavírus e orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

FILIAL E TEATRO

Além da campanha de doação de sangue, o prefeito e Otélio Drebes trataram de outras questões. A primeira foi a possibilidade da abertura de uma filial das Lojas Lebes em Santo Ângelo. O empresário afirmou que hoje não atua diretamente na direção da empresa, dedicando-se às palestras e ao trabalho como músico e cantor, mas que sabe da intenção da empresa em se estabelecer na Capital das Missões e dos estudos que estão sendo realizados para isso.

Outro assunto foi o projeto de revitalização do Teatro Municipal Antônio Sepp, que tem projeto aprovado na LIC/RS e que as empresas podem participar com doação de parte do ICMS. Drebes afirmou que enviará ao departamento responsável da empresa para verificar a possibilidade de uma doação e ainda um esforço para captar recursos junto aos fornecedoras da Lebes.

PRESENÇAS

Acompanharam o encontro, o secretário municipal Jânio Bones (Governo e Relações Institucionais); Hasadias Amaral da Silva, assessor de Gabinete; Tatiane Nunes e Tatiana Pires, assessoras de Drebes; Jairo Fernandes da Silva e Renata Matias do Lions Santo Ângelo Universitário.

Texto: Hogue Dorneles

Fotos: Fernando Gomes