Iniciadas obras do Marco dos 500 Anos da Reforma Luterana

  • Largo Martinho Lutero abrigará estátua de oito toneladas com 4,5 metros de altura. Inauguração prevista para 31 de outubro

    Assunto: História   |   Publicado em: 10/10/2017 às 10:41   |   Imprimir

Operários estão preparando a base de sustentação para suportar uma estátua de oito toneladas e com 4,5 metros de altura que será instalada no encontro das avenidas Salgado Filho e Getúlio Vargas, no espaço que levará o nome de Largo Martinho Lutero, um marco nas comemorações dos 500 Anos da Reforma Luterana. 
Nesta segunda-feira, 09, o prefeito em exercício Bruno Hesse e o secretário de Obras e Serviços Urbanos estiveram no local acompanhando o andamento das obras. Segundo Hesse, as comunidades luteranas de Santo Ângelo já agendaram a inauguração do espaço para o dia 31 deste mês, às 18h30min. 
O projeto proposto pelas igrejas de Confissão Luterana no Brasil (do relógio) e Evangélica Luterana do Brasil (IELB) foi apresentado ao Governo Municipal em março deste ano. Na ocasião foi firmada uma parceria onde o Executivo cederia o espaço físico para a instalação do Largo e o custo das obras ficaria ao encargo das comunidades luteranas de Santo Ângelo. Hesse afirmou que a proposta das congregações é bem vinda para a cidade. “É uma obra que valoriza aquela rótula e marca um movimento importante na história da humanidade”.
A ideia é criar com a homenagem, também um espaço turístico, histórico, religioso e cultural para Santo Ângelo. Em Wittenberg – cidade de 47 mil habitantes, localizada no Estado da Saxônia-Anhalt, no leste da Alemanha, cidade onde a Reforma de Martinho Lutero teve início, são recebidos mais de 400 mil turistas anualmente. No Brasil, hoje, em torno de 25% da população é evangélica luterana, com presença forte também em Santo Ângelo.

Fotos: Fernando Gomes