Secretaria da Cultura recebe doação de peças do Museu do Faldino

  • Objetos deverão integrar o Museu da Colônia que está em fase de implantação

    Assunto: História   |   Publicado em: 18/09/2014 às 14:45   |   Imprimir

Secretaria da Cultura recebe doação de peças do Museu do Faldino

Objetos deverão integrar o Museu da Colônia que está em fase de implantação

 

A Secretaria de Cultura de Santo Ângelo recebeu uma importante doação nesta semana. Trata-se de peças antigas que eram do empresário do setor alimentício Faldino Siede (in memoriam).

A doação foi realizada pela viúva de Siede, dona Erika, que recebeu o secretário de Cultura, Mário Simon e o coordenador de Folclore e Tradição da Secretaria de Cultura, Edson Jardim na residência da família na última quarta-feira, 17. Dona Erika disse que tomou a decisão de doar as peças, para que o legado do esposo se perpetue por várias gerações.

Segundo o secretário de Cultura de Santo Ângelo, Mário Simon, as peças doadas integrarão o Museu da Colônia, que está em fase de implantação pela atual administração. “O nome Museu da Colônia ainda é provisório, mas o novo museu do município será instalado no Pavilhão da Cultura, localizado no Parque de Exposições Siegfried Ritter”, destacou Simon.

O secretário de Cultura salientou ainda que a implantação do Museu da Colônia busca recontar a história e manter “vivos” os costumes e as tradições das etnias italiana e alemã. Simon afirmou que o museu contará com objetos dos séculos 18 e 19 e deverá ser inaugurado durante a 17ª Feira Internacional do Milho – Fenamilho Internacional – que acontecerá entre 1º e 10 de maio de 2015.

Antes de serem expostas, todas as peças que foram doadas por dona Erika serão catalogadas e além de ser uma nova atração para a Fenamilho Internacional, o Museu da Colônia será ponto de visitação e pesquisas para estudantes das escolas municipais e estaduais de Santo Ângelo.

 

FALDINO SIEDE

Natural de Ijuí, Faldino Siede mudou-se para Santo Ângelo na década de 60, onde criou a Churrascaria do Faldino, um dos restaurantes mais tradicionais da Capital das Missões. O local tornou-se um dos pontos turísticos do município, pois além de ser um ponto de encontro, abrigava um museu. Uma infinidade de objetos antigos estava exposta no local.

Quando se mudou para Santo Ângelo, Siede passou a trabalhar como motorista de ônibus, na empresa Ouro e Prata. Foi o primeiro motorista a atuar na linha Santo Ângelo-Porto Alegre, no horário do meio-dia.

Siede ficou conhecido ainda pelo hábito de reunir crianças e idosos no restaurante para a realização de ações beneficentes. Morreu aos 74 anos, em 2010, em consequência de uma infecção generalizada.

 

Fotos: Priscila Nhoatto/AI Prefeitura de Santo Ângelo