Iniciam os trabalhos de cercamento do Memorial Coluna Prestes

  • Esta é a primeira etapa do projeto que prevê a restauração total da estrutura

    Assunto: História   |   Publicado em: 07/08/2015 às 10:36   |   Imprimir

Iniciaram nesta semana os trabalhos de cercamento do Memorial Coluna Prestes de Santo Ângelo. Acompanhado pelo secretário de Cultura, Júlio Matos e pelo coordenador da Secretaria de Cultura, Mário Simon, o prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres acompanhou os serviços na última quinta-feira, 6.

O cercamento é a primeira etapa do projeto que prevê a restauração total do Memorial Coluna Prestes, com investimentos de R$ 1,4 milhão. Os trabalhos são coordenados pela Secretaria de Cultura, no entanto, os recursos para a execução das obras são oriundos de um acordo firmado entre o Ministério Público federal (MPF) e a América Latina Logística (ALL) e viabilizados pelo procurador da República em Santo Ângelo, Osmar Veronese.

O projeto prevê a restauração dos vagões, da chamada Casa da Guarda, da caixa d’água e do telhado da Estação Férrea. Nesta primeira fase de execução será realizado além do cercamento da área, melhorias na iluminação e reforma das calçadas.

Para cada etapa da restauração um projeto foi elaborado. O esboço do cercamento foi realizado pela equipe de profissionais da Prefeitura de Santo Ângelo.  O projeto de restauração da Casa da Guarda foi elaborado pela arquiteta Beatriz Cotter.

Além de todos esses projetos, será realizado ainda um estudo Luminotécnico. Este trabalho será realizado pelos acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Regional Integrada (URI), através de uma parceria entre a Prefeitura de Santo Ângelo URI.

Outra ação prevista no projeto é a melhoria do ajardinamento com os atuais traços da vegetação, já que todo esse patrimônio é tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE) e Prefeitura de Santo Ângelo.

 

Priscila Nhoatto/AI Prefeitura de Santo Ângelo