Município mantém testes com lâmpadas LED na iluminação pública

  • Projeto de modernização do sistema está bem adiantado e deve ser levado ao Badesul para liberação de recursos

    Assunto: Infraestrutura  |   Publicado em: 26/09/2017 às 10:39   |   Imprimir

Quem circular pela Rua Marechal Floriano esquina com a Avenida Brasil à noite, vai perceber uma diferença enorme na claridade da via: é o segundo local escolhido pelo Governo Municipal para os testes com lâmpadas LED no sistema de iluminação pública de Santo Ângelo. O primeiro teste foi realizado na Rua Antunes Ribas, próximo à Escola Onofre Pires e foi bem recebido pela comunidade. 
O secretário de Obras e Serviços Urbanos Diórlan Zanetti explica que o Município está realizando avaliações com diferentes marcas de luminárias LED disponíveis no mercado, para a formatação do processo de licitação. “Estamos avaliando o alcance da luminosidade (lumens), potência, posicionamento, instalação e período de garantia, para definir as especificações em edital”, afirmou. 
Paralelo aos testes nas ruas da cidade, o prefeito Jacques Barbosa mantém reuniões periódicas com a equipe técnica que ultima os detalhes do projeto de modernização da iluminação pública de Santo Ângelo para a liberação de financiamento junto ao BADESUL – agência de fomento do Estado -, no valor de 1,23 milhão que prevê a substituição parcial do atual sistema composto por lâmpadas de vapor de sódio e vapor de mercúrio por LED. O valor é referente à primeira etapa do projeto que prevê ainda investimentos de mais R$ 954 mil em outras duas fases de implantação.
Segundo Diórlan a primeira etapa terá a substituição de 726 lâmpadas de alta pressão (vapor de mercúrio e de sódio) por lâmpadas LED, nas vias do quadrante central compreendido entre as avenidas Getúlio Vargas e Venâncio Aires e as ruas Tiradentes e Bento Gonçalves. Em outras duas etapas, o Governo Municipal pretende substituir mais 573 lâmpadas.

Foto: Fernando Gomes