SEMMA trabalha em programa de preservação de nascentes

  • O objetivo é a recuperação e proteção das nascentes em propriedades rurais. Área na Restinga Seca recebeu plantio de 90 mudas de árvores

    Assunto: Meio Ambiente  |   Publicado em: 18/06/2018 às 15:39   |   Imprimir

Em prosseguimento ao Programa Guardiões das Nascentes, lançado em março deste ano pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) e Emater/Ascar, servidores públicos e voluntários da Associação de Reflorestamento de Santo Ângelo (Arfom), estiveram realizando intervenções no sábado, 16, na propriedade do agricultor Renato Leal Barbosa, no Distrito de Restinga Seca, como parte da programação da Semana do Meio Ambiente. 
O programa, explica o secretário do Meio Ambiente, Francisco da Silva Medeiros, tem a finalidade de preservar as nascentes em propriedades do interior do município, realizando intervenções como manutenção, preservação e até mesmo a recuperação do manancial quando a situação exigir. “Santo Ângelo é privilegiado pela abundância de mananciais nas propriedades rurais. O Programa Guardiões das Nascentes tem por objetivo proteger e preservar a água, o bem material mais importante do presente e do futuro”, afirmou. 
O vice-prefeito Bruno Hesse e o chefe do Escritório local da Emater, o engenheiro agrônomo Álvaro Uggeri Rodrigues, acompanharam os trabalhos de cercamento para proteção de uma nascente na propriedade rural e auxiliaram no plantio de 90 mudas de árvores nativas e frutíferas. 
Segundo o secretário do Meio Ambiente, a expectativa é de que a área trabalhada esteja em avançado estágio de recuperação em três anos. Medeiros anunciou que até o final deste mês, mais três intervenções para preservação de nascentes serão realizadas no em áreas de minifúndio. A ideia da SEMMA é atuar em torno de cem nascentes até o final deste ano. 
O Programa Guardiões das Nascentes é coordenado pela SEMMA e desenvolvido também em parceria com o Conselho Municipal do Meio Ambiente (Condema), Fundo de Gestão Compartilhada, Ministério Público, Emater/Ascar, Secretaria Municipal da Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e ARFOM. 
A SEMMA informa que o único critério para participar do programa é ter nascente na propriedade rural e o interesse em sua preservação.

Fotos: Fernando Gomes