Prefeito trata com presidente da Assembleia sobre dívida do Estado

  • Proposta é receber o prédio do antigo Banrisul por parte da dívida que ultrapassa os R$ 4 milhões

    Assunto: Municipalismo   |   Publicado em: 27/07/2021 às 13:36   |   Imprimir

O prefeito Jacques Barbosa recebeu nesta terça-feira (27), a visita do deputado estadual Gabriel Souza (MDB), presidente da Assembleia Legislativa. No encontro, eles trataram de questões de interesse do Município, em especial relativas à dívida do Governo do Estado com Santo Ângelo.
Jacques lembrou que o Estado possui com o Município uma dívida que ultrapassa os R$ 4 milhões referentes a programas de saúde. Esses débitos vem desde 2014 e o atual governo estadual sequer empenhou e nem faz a correção dos valores. Uma das alternativas para Santo Ângelo receber parte desse valor é o recebimento em doação de imóveis do Estado.
O chefe do Executivo expôs ao deputado que o Município tem interesse no prédio que abrigava a agência do Banrisul, localizado na Avenida Brasil, onde hoje funciona a farmácia da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde. Uma alternativa proposta pelo Governo Municipal é que a 12ª CRS passe a ocupar o atual prédio do Senai, na Avenida Sete Povos. Esse imóvel ficará desocupado em dezembro e pertence ao Estado. “Nesse local poderia ser instalada toda a estrutura da Coordenadoria de Saúde, que hoje paga aluguel, incluindo a farmácia, liberando a cedência do prédio do antigo Banrisul para o Município”, acentuou, acrescentando que devido a problemas na estrutura do atual prédio da Prefeitura, o Município terá que alugar um outro imóvel para instalar secretarias e departamentos.
O pedido de Santo Ângelo já está formalizado na Seção de Patrimônio do Estado e necessita que a Secretaria Estadual de Saúde aceite. Jacques disse que já manteve contatos com a secretária estadual Arita Bergmann sobre o assunto. Gabriel disse que irá agendar uma audiência com Arita para a próxima semana para que o assunto seja tratado.
A reunião foi acompanhada pelos secretários municipais de Planejamento Urbano e Habitação, Vinicius Makvitz e de Saúde, Flávio Christensen; assessor de Gabinete, Hasadias Amaral da Silva; assessora do deputado federal Osmar Terra, Nara Damião e o assessor do deputado Gabriel Souza, Fernando Machado.
Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes