Município busca mais recursos para investimentos em pavimentação

  • Em seis meses de gestão cerca de seis quilômetros de asfalto foram realizados na zona urbana, através do Pró-Transporte

    Assunto: Obras  |   Publicado em: 12/07/2017 às 15:24   |   Imprimir

No primeiro semestre deste ano a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos coordenou a execução junto às empresas vencedoras do processo de licitação para obras de pavimentação, de cerca de seis quilômetros de asfaltamento em vias estratégicas para desafogar o trânsito em setores de grande tráfego e em áreas de circulação do transporte coletivo urbano. Em média, estão sendo pavimentados cerca de um quilômetro/mês. “Embora à primeira vista os números pareçam pouco expressivos, é pertinente lembrar que para cada obra de asfalto realizada, é preciso depositar os altos valores correspondentes à contrapartida financeira do município. Em um momento econômico instável e com queda acentuada na arrecadação, precisamos racionalizar os investimentos sem paralisar obras e serviços”, assinalou o secretário de Obras e Serviços Urbanos Diórlan Zanetti. 
As obras estão sendo executadas através do Programa Pró-Transporte (PAC 2), com recursos do FGTS, encaminhado ainda em 2012, com investimentos de R$ 35,8 milhões do Governo Federal para a cobertura asfáltica de aproximadamente 400 quadras em bairros e no centro da cidade. Na avaliação do prefeito Jacques Barbosa que trabalhou na elaboração do projeto quando secretário de Obras, este é o maior programa de mobilidade urbana da história de Santo Ângelo. 
No relatório apresentado ao Executivo pelo secretário de Obras consta o asfaltamento de trecho da Avenida Rio Grande do Sul; Avenida Venâncio Aires; Avenida Salgado Filho; e ainda nas ruas Augusto Haller, João Henrique Licht, Gaspar Martins, do Arvoredo, Santo Antônio e Piratini, que totalizam cerca de seis quilômetros de pavimentação.
Nesta quinta-feira, 13, o prefeito Jacques Barbosa informou o início de mais uma etapa das obras de pavimentação asfáltica, desta vez, o prolongamento da Travessa Francisco Graziadei, no Bairro Aliança. Na última semana, o chefe do Executivo esteve em visita ao bairro, ouvindo moradores e conhecendo a situação da rua que receberá além da cobertura de asfalto, uma segunda camada em trecho já contemplado. 
PROJETOS
Mesmo com o volume de asfaltamento em execução pelo Pró-Transporte, a Secretaria de Obras habilitou no Ministério de Integração Nacional 20 projetos, sendo nove com valor total de R$ 5 milhões para novas pavimentações e recuperação de vias que sofreram intervenções com abertura de valas. Segundo Diórlan, pelo menos 20 ruas da área urbana precisam ser recuperadas. “Santo Ângelo foi o município brasileiro que mais habilitou projetos no Ministério de Integração Nacional. Foram 22, destes 20 são relativos às obras de infraestrutura urbana”, comemorou Diórlan. 
TAPA-BURACO
O secretário anunciou ainda que nestes primeiros seis meses de gestão, foram investidas 360 toneladas de asfalto na recuperação de 128 trechos da cidade, considerados críticos para o tráfego. No entanto, Diórlan lembra que as fortes chuvas registradas entre o período de 18 a 31 de maio, de mais de 730 milímetros, danificaram toda a malha viária da cidade, exigindo trabalho extra na recuperação das vias e investimento de um grande volume de recursos.

Fotos: Fernando Gomes