Município investe pesado em obras de tubulação pluvial

  • Investimentos em um sistema mais eficiente de captação devem amenizar alagamentos em diferentes áreas da cidade

    Assunto: Obras  |   Publicado em: 30/11/2017 às 08:20   |   Imprimir

Para amenizar problemas de alagamento em diversos pontos da cidade, o Governo Municipal tem investido na implantação de um sistema eficiente e moderno para o escoamento das águas pluviais, além de protagonizar obras de manutenção e reforma da tubulação mais antiga que drena a cidade. Vários bairros foram beneficiados com as ações que estão sendo feitas para aumentar a capacidade de vazão das águas das chuvas e conter inundações. 
Nesta semana, o prefeito Jacques Barbosa e o vice-prefeito Bruno Hesse estiveram acompanhando as obras que estão em andamento na Rua das Rosas, no Bairro Dornelles, na Avenida Venâncio Aires, esquina com a Rua 25 de Julho e vistoriando a conclusão da implantação da rede pluvial na Rua Coronel Carlos Campos Gay, trecho entre as avenidas Rio Grande do Sul e Imigrantes. 
Na Rua das Rosas, entre a Rua Apolinário Dornelles e o acesso ao Bairro Tesche, explica o secretário de Obras e Serviços Urbanos Diórlan Zanetti, foi necessária a contratação por licitação de um rompedor hidráulico para perfurar o terreno rochoso e dar início às obras de instalação da rede pluvial. A obra de escoamento na área tornou-se necessária em virtude do asfaltamento da Rua Apolinário Dornelles. Segundo Diórlan, foram utilizados 130 metros de tubos para melhorar o escoamento pluvial. 
Na Rua Coronel Carlos de Campos Gay teve, além da implantação da rede de esgoto doméstico pela CORSAN, a instalação do sistema coletor de águas pluviais, com a utilização de 240 metros de tubulação. Nesta semana teve início às obras de pavimentação desta via, totalizando 12 quadras de asfalto, proporcionado a interligação da zona norte à zona este da cidade. 
Equipes da Secretaria de Obras também trabalharam nesta semana na substituição da tubulação na Avenida Venâncio Aires esquina com a Rua 25 de Julho que não resistiu ao grande volume de chuvas e ao trânsito intenso de veículos e cedeu parte da pavimentação asfáltica. No local foram instalados 40 novos tubos em concreto com ferro, com capacidade para suportar enxurradas e o tráfego intenso da via. 
RELATÓRIO
Um levantamento da Secretaria de Obras aponta a construção de mais de 850 metros de tubulação pluvial, beneficiando moradores das ruas Vinte de Setembro (Aliança), Rua das Adálias (Harmonia), e na Rua Sete de Setembro, nas proximidades do antigo curtume, além da manutenção de galerias pluviais em áreas diversas da cidade.

Fotos: Fernando Gomes