Iniciadas obras para abastecimento de água no Bairro Neri Cavalheiro

  • Mais de 30 famílias já foram contempladas com energia elétrica e iluminação pública. O trabalho agora é levar água potável às moradias

    Assunto: Obras  |   Publicado em: 04/01/2018 às 08:14   |   Imprimir

O prefeito em Exercício Bruno Hesse esteve nesta quarta-feira, 03, pela manhã, no Bairro Neri Cavalheiro para acompanhar o início das obras de instalação da rede que irá abastecer 30 famílias com água potável em suas residências. Os moradores conviveram com o abastecimento precário de água e de energia elétrica por mais de dois anos, até que uma ação articulada do Governo Municipal com as direções da Rio Grande Energia (RGE) e da Corsan, e o reconhecimento da área pelo Executivo como Zona Especial de Interesse Social (ZEIS), encaminhassem a solução para um problema que parecia não ter fim. “Graças a Deus. A água é precária por aqui, ainda mais no verão. Não temos o que reclamar, estamos sendo lembrados pela prefeitura. Está ficando cada vez melhor e só temos a agradecer”, disse o pintor Vanderlei Pereira da Silva, que mora a mais de um ano na Travessa “B”, do Bairro Neri Cavalheiro. 
Bruno Hesse lembrou que além das obras de abastecimento de água que tiveram início, os moradores já foram contemplados com energia elétrica em suas casas, iluminação pública nas travessas do bairro e meio-fios instalados. “Ações de cidadania como estas também foram levadas ao Bairro Rosenthal, área em que trabalhamos articulados para levar água e luz às moradias. São 102 famílias atendidas em suas necessidades básicas, somente no primeiro ano de governo”, comemora o prefeito em exercício.
CORSAN
O superintendente Regional da Corsan, João Batista Corim, revelou que o abastecimento em área do Bairro Neri Cavalheiro também integra o Programa Água, Vida e Cidadania, do Governo do Estado, que prevê um esforço conjunto com as prefeituras gaúchas para levar água potável às áreas irregulares. “Todas as famílias estão sendo cadastradas e pagarão a tarifa social. É um investimento considerável da Corsan e do Município para atender estas 30 famílias”, disse. Segundo o superintendente, na área serão realizadas obras de ampliação de rede de água com cerca de 250 metros de extensão. Corim informou ainda que os hidrômetros nos bairros Neri Cavalheiro e Rosenthal deverão ser instalados ainda neste mês. 
Ainda na manhã desta quarta-feira, foram instaladas as luminárias para a iluminação pública no Bairro Rosenthal. Com mais este compromisso honrado com aquela comunidade, os esforços do Governo Municipal concentram-se agora na captação de recursos para a pavimentação com pedras poliédricas nas ruas do bairro. 
LIMPEZA & CONSCIENTIZAÇÃO
A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU) cedeu o maquinário para abertura das valas e posterior instalação do encanamento pela Corsan. As secretarias municipais de Habitação e Meio Ambiente também aproveitaram o início das obras para atender algumas demandas da população, conscientizando para evitar o depósito irregular de lixo e entulhos em Área de Preservação Permanente (APP). Na oportunidade foi efetuada a limpeza da área.
Participaram das ações, os secretários municipais Rodrigo Flores, Francisco da Silva Medeiros, o diretor da SMOSU Larri Holsbach e técnicos da Prefeitura.

Fotos: Tarso Weber/João Fonseca