Postos de Saúde recebem aparelhos e equipamentos

  • Prefeito Jacques destaca investimentos para estruturar unidades básicas e qualificar ainda mais os serviços prestados à população

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 27/12/2017 às 08:53   |   Imprimir

O Governo Municipal continua investindo para dotar as unidades básicas de saúde de estrutura de aparelhos médicos e equipamentos para qualificar ainda mais o atendimento à população santo-angelense no setor público. Na manhã desta terça-feira, 26, o prefeito Jacques Barbosa, o vice-prefeito Bruno Hesse e o secretário da Saúde Luis Carlos Cavalheiro efetuaram a entrega de mais de cinco centenas de aparelhos e equipamentos para utilização nos 16 postos de saúde do município e nos nove programas de Estratégia de Saúde da Família (ESF) em atividade.
Entre os materiais repassados aos postos estão balanças digitais e balanças pediátricas eletrônicas, detectores fetais portáteis, mesas para exames clínicos e ginecológicas, cadeiras de rodas, incubadoras portáteis para teste biológico, ultrassom para uso em atendimento dentário, esfigmomanômetros portáteis (aparelhos para medição da pressão arterial), multinebulizadores elétricos; além de móveis para as salas de atendimento médico e de recepção aos usuários. “Além de garantir a melhoria na prestação dos serviços de saúde, estes equipamentos oferecem melhores condições para o trabalho dos profissionais que atuam nos postos”, declarou Cavalheiro. 
Foram investidos R$ 450 mil na aquisição dos materiais, com recursos de emendas parlamentares dos deputados federais João Derli (Rede) e Jerônimo Goergen, mais a contrapartida do Município. O chefe do Executivo destacou a parceria que o Município mantém com os deputados federais na destinação de recursos para Santo Ângelo. 
Em sua manifestação, o prefeito Jacques Barbosa lembrou que o Governo Municipal tem priorizado a saúde com investimentos para ampliar o leque de serviços e oferecer atendimento humanizado aos usuários do sistema público. Jacques adiantou que o Governo vai fechar o ano com 17,5% do orçamento do município destinado para a saúde, 2,5% a acima do mínimo previsto em lei (15%). 
O prefeito destacou ainda que os preparativos legais para a abertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Pippi estão na reta final, com o processo seletivo para a contratação dos profissionais de saúde que atuarão no local que tem previsão de atender cerca de três mil pessoas/mês. “Nossas ações de governo estão direcionadas para o fortalecimento da rede pública de saúde de Santo Ângelo. A entrega destes materiais hoje nos traz alegria. É muito bom poder estruturar os postos de saúde melhorando a qualidade dos serviços prestados e as condições de trabalho dos nossos servidores”, concluiu. 
Também prestigiaram a solenidade, os vereadores Valdonei da Luz e Felippe Terra Grass, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jerônimo Riechel, e servidores da Secretaria Municipal da Saúde.

Fotos: Fernando Gomes