Bairro São Carlos ganha ESF modelo em saúde

  • Nova e moderna estrutura vai atender mais de três mil moradores da cidade com equipe multiprofissional e diversos serviços de saúde

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 21/05/2018 às 13:51   |   Imprimir

Em cerimônia realizada na manhã de sábado, 19, o prefeito Jacques Barbosa e o secretário municipal de Saúde, Luis Carlos Cavalheiro, entregaram para o Bairro São Carlos e comunidades adjacentes as novas e amplas instalações da Estratégia de Saúde da Família (ESF), com equipe multiprofissional de atendimento e um rol de serviços prestados na área de saúde pública. A nova e moderna estrutura vai atender cerca de três mil habitantes residentes naquela área da cidade. 
O novo espaço está dotado de ambiência modelo para o atendimento no setor da saúde, com acessibilidade e quadro de profissionais formado por médica, dentista, enfermeiros, auxiliar de saúde, bucal, agentes comunitários de saúde, além de auxiliar administrativo e recepcionista, reforçado pela rede de especialistas médicos da Secretaria Municipal de Saúde. No novo ESF, serão prestados serviços de consultas médicas e odontológicas; consultas programadas de situações de tratamento médico e de urgência; atendimento de enfermagem; pré-natal; puericultura; curativos; vacinação; exames preventivos; atividades coletivas e visitas domiciliares a pacientes acamados, além de outros.
Na solenidade, o prefeito Jacques afirmou que o ESF do Bairro São Carlos servirá de modelo para as intervenções futuras de obras e melhorias nos postos de saúde do município, com a finalidade de oferecer melhores condições de trabalho aos servidores e aperfeiçoamento do atendimento à população coberta pela atenção básica, além de ampliar os serviços prestados em saúde nas comunidades. 
O secretário Luis Carlos Cavalheiro destacou o empenho do Governo Municipal na solução de questões de saúde, investindo na estruturação da atenção básica e nas equipes de Estratégia de Saúde da Família para fortalecer o atendimento primário. “Cerca de 70% dos problemas de saúde são resolvidos nas unidades de saúde do município sem a necessidade de sobrecarga aos hospitais. A prioridade do Governo Municipal é investir na modernização das unidades, com equipes de saúde e equipamentos capazes de oferecer uma resposta eficaz a quem procura o sistema público”, declarou. 
PRESENÇAS
Os atos inaugurais contaram com a presença do vice-prefeito Bruno Hesse, primeira-dama Juliana Barbosa, secretários municipais João Baptista Santos Silva, Jorge Meirelles Corrêa, Francisco da Silva Medeiros, Hélio Costa, dos vereadores Maurício Loureiro, Ademir Queiroz, Dionísio Faganello, Valdonei da Luz, do coordenador de Atenção Básica da Saúde, Mário Vieira Neto, do coordenador Administrativo da Saúde, Cesar Ifarraguirre, do coordenador de Transportes da Saúde, Nader Hassam Awad, do presidente do Núcleo Comunitário do Bairro São Carlos, Sérgio Vidal Fonseca, e grande participação da população beneficiada com a estrutura de saúde do ESF São Carlos.

Fotos: Fernando Gomes