Prevenção ao Câncer Bucal estará no Brique, domingo

  • Campanha pretende alertar a população para práticas e hábitos saudáveis e visitas periódicas ao dentista. Exames serão gratuitos

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 24/05/2018 às 10:15   |   Imprimir

O Maio Vermelho é conhecido como o mês de prevenção ao Câncer Bucal. Em Santo Ângelo o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, com o apoio da Faculdade CNEC, Conselho Regional de Odontologia – Santo Ângelo - e Associação Brasileira de Odontologia Missioneira, irão realizar a 2ª Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal, no próximo domingo, 27, na Praça Leônidas Ribas, durante o Brique da Praça, realizando exames gratuitos. 
Caso sejam observadas lesões potencialmente malignas, a Secretaria Municipal de Saúde fará o devido encaminhamento para confirmação do diagnóstico e tratamento. “Esperamos que a população compareça em grande número para realizar este exame que estará sendo oferecido de forma gratuita”, disse o secretário Luís Carlos Cavalheiro. 
O câncer bucal está ligado aos pequenos hábitos aparentemente inofensivos, mas que ao longo dos anos podem causar alterações celulares que podem gerar um câncer. Um dos fatores que causam o câncer bucal são o fumo e o uso contínuo de álcool, mas existem outras causas para o surgimento da doença como a má higiene oral, inflamações crônicas na mucosa bucal, agentes biológicos como HPV, exposição à radiação ultravioleta sem a devida proteção. 
Da mesma forma que os outros tipos de câncer, o bucal pode levar à morte, por isso, é importante que seja diagnosticado precocemente. Cavalheiro lembra que o diagnóstico tardio dificulta o sucesso do tratamento diminuindo assim as chances de cura e expectativa de vida. 
SINTOMAS
O câncer de boca pode se manifestar com a forma de feridas na boca ou no lábio que não cicatrizam, caroços, inchaços, áreas de dormência, sangramentos sem causa conhecida, dor na garganta que não melhora e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na parte interna da boca ou do lábio. Nas fases mais evoluídas, o câncer de boca provoca mau hálito, dificuldade para falar e engolir, caroço no pescoço e perda de peso.
PREVENÇÃO
Para prevenir a doença e realizar o diagnóstico precoce é necessário criar o hábito de examinar os lábios, língua, bochechas, céu da boca e a garganta, evitar o fumo e o álcool, realizar boa higiene, ter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos e fazer visitas periódicas ao dentista.

Texto: Isabelle Luft