UPA está pronta para a inauguração

  • De posse dos alvarás de prevenção de incêndio e ambiental, solenidade foi confirmada para terça-feira, 25, às 9 horas

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 21/09/2018 às 15:25   |   Imprimir

O prefeito Jacques Barbosa recebeu nesta semana as autorizações necessárias para a abertura definitiva da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Pippi. Na segunda-feira, 17, o Corpo de Bombeiros de Santo Ângelo emitiu o Alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI), certificando que o prédio está em conformidade com a legislação.
Na tarde de quarta-feira, 19, o secretário do Meio Ambiente, Francisco da Silva Medeiros, e o diretor da pasta, Antônio Cardoso, entregaram ao prefeito Jacques, ao secretário municipal de Saúde, Luís Carlos Cavalheiro e à coordenadora Andréia Bernardi, a Licença Ambiental para a operação da unidade. 
De posse da documentação, está confirmada o início das atividades da UPA para a próxima terça-feira, dia 25, às 9 horas, no prédio localizado na Rua Dr. Antão Assis Brasil, em anexo ao Centro Social Urbano (CSU). 
ARTICULAÇÃO
O Governo Municipal está articulando junto à União a deliberação do Ministério da Saúde para o efetivo funcionamento da UPA 24 horas e o consequente repasse de recursos federais para o custeio de sua manutenção. Na manhã desta sexta-feira, 21, o prefeito Jacques recebeu o ministro da Secretaria do Governo Federal, Carlos Marun, e solicitou a deliberação do Ministério para as atividades da UPA em tempo integral. O ministro se comprometeu em buscar uma solução o mais rápido possível.
A UPA
Conforme acordado entre o Governo Municipal e o Conselho Municipal de Saúde de Santo Ângelo, a UPA atenderá das 7 às 22 horas, sete dias por semana, oferecendo consultas médicas de urgência com clínico geral, procedimentos de enfermagem, raio-x e coleta de material de laboratório. A equipe de profissionais que atuará na unidade é composta por dois médicos clínicos gerais por turno, seis enfermeiros, 11 técnicos em enfermagem e técnico em radiologia, distribuídos em três turnos de atendimento. 
A UPA de Santo Ângelo está enquadrada com Tipo II e conta com 12 leitos de observação e 24 poltronas para medicação.

Fotos: Fernando Gomes