Executivo empossa novo Conselho Municipal de Saúde

  • Prefeito Jacques Barbosa anunciou aprovação da UPA 24 horas pelo Estado. Documentação segue para deliberação do Ministério da Saúde

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 14/11/2018 às 13:01   |   Imprimir

Em ato realizado no final da tarde desta terça-feira, 13, o prefeito Jacques Barbosa e o presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Jorge Alérico, deram posse aos conselheiros nomeados para o biênio 2018/2020, representando as iniciativas pública, privada e comunitária de Santo Ângelo.
Na reunião Alérico anunciou a Assembleia Geral Extraordinária de eleição da mesa diretora para o dia 11 de dezembro, às 17 horas, na Sede dos Conselhos Municipais, junto ao Centro Municipal de Cultura. Segundo o atual presidente, os conselheiros titulares interessados em apresentar a candidatura têm até o próximo dia 26, às 13h30min, para a inscrição de chapas. 
Em sua manifestação, o prefeito Jacques relatou aos conselheiros empossados, as realizações do Governo Municipal na área da saúde, mesmo diante de um cenário econômico e financeiro difícil para os municípios gaúchos, que convivem com os constantes atrasos nos repasses de recursos de obrigação do Estado. Segundo números da Secretaria da Fazenda, a dívida do Estado com o município de Santo Ângelo referente às contrapartidas de programas institucionais ultrapassa a soma de R$ 5 milhões. “Mesmo diante de um quadro de incertezas, o município está investindo em saúde pública. Colocamos a UPA em atividade, estamos investindo na estruturação e modernização das unidades de saúde da família, na capacitação dos servidores para um atendimento qualificado e mantendo os serviços essenciais a pleno”, afirmou o prefeito. 
Jacques recebeu o apoio dos conselheiros nas ações de governo em prol da saúde pública. “A UPA é um grande passo para a saúde de Santo Ângelo”, reconheceu o presidente do Conselho Municipal de Saúde.
Já o representante da Associação dos Terapeutas Holísticos no CMS, Arnaldo Manzini Fernandes, destacou as práticas interativas introduzidas pelo atual governo nas unidades de saúde, como programa inovador para a prevenção de doenças. “Estas práticas como programa de governo são referenciais na área da saúde preventiva”, disse. 
UPA 24 HORAS
No ato de posse do Conselho Municipal de Saúde, o prefeito anunciou que a Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Secretaria Técnica (SETec) e da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), autorizou o funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento em período integral (24 horas), em reunião realizada em Porto Alegre e que teve a presença do secretário municipal de Saúde, Luis Carlos Cavalheiro.
Conforme Jacques, o edital do Estado será lançado na próxima semana e a documentação segue para a deliberação do Ministério da Saúde. 
O prefeito sugeriu ainda que na reunião do CMS, agendada para o dia 26 deste mês, a UPA esteja na pauta das discussões e colocou o Governo Municipal à disposição para debater esta e outras questões que possam elevar ainda mais a qualidade da saúde pública de Santo Ângelo.

Texto/Fotos: Tarso Weber