Saúde promove encontro de ostomizados

  • Pacientes tiveram a oportunidade de conversar com psicóloga, nutricionista e técnica em enfermagem para sanar dúvidas

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 06/12/2018 às 11:14   |   Imprimir

A coordenação do Posto de Saúde Dr. Ernesto Nascimento Sobrinho, localizado na Rua 22 de Março, realizou nesta semana um encontro de pacientes usuários de bolsa de colostomia, urostomia e ileostomia, para uma série de orientações e informações sobre o sistema de Gerenciamento de Usuários com Deficiência (GUD).
Este foi o primeiro encontro realizado para reunir os pacientes que utilizam a bolsa. Eles tiveram a oportunidade de conversar com a psicóloga e coordenadora do Posto de Saúde Dr. Ernesto Nascimento Sobrinho, Fátima Silveira, sobre autoestima e a importância do relacionamento afetivo familiar durante o tratamento. “Os pacientes normalmente chegam fragilizados pelo uso de medicações fortes e, com a utilização da bolsa, acabam afetando a autoestima e até mesmo a relação com as pessoas de convívio mais próximo. Com essa conversa nós mostramos que eles continuam sendo quem eram antes de começar todo o processo de tratamento”, explicou.
Os trinta e um pacientes que foram até o encontro receberam dicas da nutricionista Marine Pizoloto, para ter uma alimentação saudável durante o tratamento. A técnica em enfermagem e responsável pelo setor, Lucirlei Ferraza, conversou com eles sobre os cuidados necessários com a bolsa. 
Para receber a bolsa e os materiais necessários para o tratamento o paciente ou um familiar deve ir até o Posto de Saúde Dr. Ernesto Nascimento Sobrinho portando carteira de identidade, CPF, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e o laudo especificando o tipo de colostomia. A documentação será enviada para a 12ª Coordenadoria Regional de Saúde e, em seguida, o paciente passa a receber o acompanhamento dos profissionais da unidade de saúde. 
Conforme a coordenadora, Fátima Silveira, o encontro foi importante para os pacientes e para os profissionais e serão realizadas novas edições. Também esteve presente representando a 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, o enfermeiro Davi Maier.

Texto: Isabelle Luft
Fotos: Divulgação/SMS