Saúde oferece modelo chinês de prática integrativa

  • Secretaria oferece a “Lion Go”, ginástica terapêutica chinesa para o tratamento e prevenção de dores e lesões corporais. Participação é gratuita

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 10/12/2018 às 08:38   |   Imprimir

Aconteceu nesta quinta-feira, 6, em frente à Secretaria Municipal de Saúde – SMS –, o evento terapêutico “Lion Go”. A prática é ofertada gratuitamente ao público, sob a coordenação da fisioterapeuta Aline Basso e da enfermeira Moiseane Pinheiro Bracht, e será realizada toda a quinta-feira, a partir das 9 horas no saguão da secretaria.
Comtemplando a pasta com mais uma Prática Integrativa em Saúde, a “Lion Go” é uma ginástica terapêutica da cultura chinesa, tendo como foco o tratamento e prevenção de dores e lesões corporais, problemas osteosmusculares, disfunções nos órgãos internos e problemas respiratórios, além de reduzir o estresse diário, presente na rotina da população.
A fisioterapeuta Aline Basso explica que a prática “Lion Go” vem agregar às outras práticas integrativas da Saúde, já existentes no Sistema Único de Saúde – SUS. “Inicialmente será realizada todas as quintas-feiras, às 9 horas, na Secretaria de Saúde. Em breve, pretendemos expandi-la para o espaço do Memorial Coluna Prestes. A ideia é que futuramente seja construído um local específico para essas práticas integrativas”, destacou.
Segundo a organização, os exercícios são realizados de maneira preventiva, muitas vezes com curativos, cujas práticas põem em movimento o “Chi” (energia vital) através dos meridianos de energia localizados no corpo. A prática utiliza os conhecimentos da medicina tradicional chinesa.
As Práticas Integrativas em Saúde são implementadas pelo Ministério da Saúde, e executadas pelas secretarias municipais, por meio dos Núcleos de Práticas Integrativas. Em 2018, a SMS desenvolveu em Santo Ângelo, as práticas integrativas de dança circular, auriculoterapia, shantala, fitoterápicos/plantas medicinais, meditação, e agora a Lion Go, sendo essas realizadas em alguns postos de saúde do município.

Fotos: Fernando Gomes